23/08/2019 as 14:54

PRESSÃO INTERNACIONAL

Presidente francês acusa Bolsonaro de mentir sobre clima e se opõe a acordo com Mercosul

Líderes mundiais pressionam o Brasil a assumir compromissos ambientais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A repercussão internacional sobre as queimadas na Amazônia está aumentando. Nesta sexta-feira (23), o presidente francês Emmanuel Macron acusou o presidente Bolsonaro de mentir sobre a situação climática do Brasil, afirmando que “o presidente Bolsonaro decidiu não respeitar seus compromissos climáticos nem se comprometer com a biodiversidade”.

Macron propôs que a crise na Amazônia seja tratada como uma questão internacional, com prioridade na cúpula do G7, que será realizada este fim de semana, no sudoeste da França  

Outros líderes mundiais, também manifestaram sua concordância com o presidente francês, afirmando que o Brasil precisar mudar de postura.

A chanceler alemã Angela Merkel, por meio de seu porta-voz, afirmou considerar que os incêndios na Amazônia constituem uma "situação urgente", que precisa ser discutida na cúpula do G7, mesmo após as acusações de ingerência por parte de Bolsonaro.

O premiê da Reino Unido, Boris Johnson, afirmou estar profundamente preocupado com os incêndios e com “o impacto da trágica perda desses preciosos habitats”.

O primeiro-ministro da Irlanda ameaçou votar contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, "De maneira alguma a Irlanda votará a favor do acordo de livre comércio UE-Mercosul se o Brasil não cumprir seus compromissos ambientais".

A Finlândia solicitou que a UE pense em banir a carne brasileira dos mercados, por causa da devastação na floresta Amazônia.