27/03/2020 as 09:44

CORONAVÍRUS

Brasileiros têm voos cancelados e ficam presos na África do Sul

O governo sul-africano decretou um confinamento rígido, onde até o espaço aéreo está bloqueado por 21 dias

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais de 200 brasileiros estão presos na África do Sul após o governo do país decretar confinamento a partir do último dia 25 de março, por causa do novo coronavírus. A medida incluiu o bloqueio do espaço aéreo por 21 dias, impedindo o retorno dos brasileiros.

Foi o que aconteceu com a professora Dayane Augusta, de Brasília. Ela conversou com a equipe do JORNAL DA CIDADE e conta que muitos estão tendo problemas com hospedagem, pois os hotéis e hostels estão colocando-os nas ruas sob alegação de não poder oferecer as condições exigidas durante a quarentena.

Dayane chegou a cerca de um mês em Joanesburgo para estudar inglês. Ela comprou três passagens aéreas para tentar o retorno pela companhia Latam que, apesar do bloqueio, tinha conseguido autorização para realizar viagens nos dias 30 e 31, mas, as passagens foram remarcadas e canceladas.

“Agora a gente precisa de um posicionamento do governo brasileiro com relação ao repatriamento”, disse Dayane, preocupada. Ela chegou a escrever uma carta solicitando a repatriação e divulgou em suas redes sociais.

Na África do Sul, o confinamento está sendo mais rígido para os estrangeiros. Dayane conta que não pode nem mesmo circular pelo hotel, tendo que ficar somente dentro do quarto. O governo sul-africano decidiu pelo bloqueio de 21 dias, restringindo as pessoas para a maioria das atividades, permitindo saídas apenas para fins específicos, como comprar comida ou para emergências de saúde.

Dayana espera que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) possa ser enviado para o transporte dos brasileiros. Ela compartilhou com a equipe do JORNAL DA CIDADE vídeos feitos por outros brasileiros na mesma situação, onde alguns revelam ter tido atendimento negado na Embaixada Brasileira na África. Até o momento o país registra duas mortes e mil casos de coronavírus. 

|Da redação do JC Online

||Foto: Cedida ao JC