30/04/2018 as 10:44

Lagarto

Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza primeira cirurgia de retirada de vesicular biliar

As cirurgias foram realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos pacientes foram selecionados através de alguns critérios médicos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza primeira cirurgia de retirada de vesicular biliar

Na manhã de quinta-feira (26), um fato marcou a história do centenário Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto. Foram realizadas duas cirurgias para retirar vesicular biliar, conhecida tecnicamente como colecistectomia.

 

Foram submetidos aos procedimentos cirúrgicos, José Ferreira Santos Filho, de 54 anos, morador de Lagarto e Adriana Daltro, de 39 anos, de Simão Dias. As cirurgias foram realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos pacientes foram selecionados através de alguns critérios médicos.

 

Para o Diretor Operacional da unidade hospital, o enfermeiro Jardel Vasconcelos, esses procedimentos marcam avanços no atendimento no Hospital. “É um fato marcante para o Hospital, diante de vários procedimentos de cirurgias convencionais, hoje, estamos realizando pela primeira vez uma cirurgia por vídeo, buscando assim, qualidade no atendimento e maior segurança para o paciente”, enaltece Vasconcelos.

 

O que é colecistectomia?

 

A colecistectomia é a intervenção cirúrgica na qual se retira a vesícula biliar responsável pelo armazenamento da bile, quando esta enfermar. A vesícula tanto pode ser removida por via laparoscópica como pela técnica aberta, que é a mais antiga forma de colecistectomia. Na maioria das vezes, a colecistectomia torna-se necessária pela formação de cálculos no interior da vesícula. Esses cálculos podem obstruir os canais de drenagem da bile provocando crises dolorosas muito intensas.