28/01/2019 as 14:52

EM RISCO

Segundo relatório da ANA, barragem do Poxim está comprometida

A Agência Nacional de Águas revelou uma lista de 45 barragens comprometidas ao redor do país

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Segundo relatório da ANA, barragem do Poxim está comprometidaFoto: ASN/Divulgação.

Na lista das 45 barragens comprometidas divulgadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) encontra-se a de Jaime Umbelino de Souza, conhecida como barragem de Poxim, localizada em São Cristovão.

 

Segundo o relatório da ANA, o local apresenta uma fundação composta de calcário e a presença de várias surgências [ conhecidos como pontos de água brotando do solo]. A análise foi realizada em 2017, porém a agência divulgou novamente na sexta-feira, 25, após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.

 

Como a empresa Vale em MG, a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), é a responsável pela manutenção do local. Ao ser procurada, a empresa informou que a barragem foi construída em cima de uma formação calcária, que possui algumas fissuras que permitem a passagem de água pelo subsolo. Mas, essas fissuras foram tratadas com o preenchimento de nata de cimento durante a construção da barragem.

 

A Deso informou que é realizado um monitoramento constante e a manutenção do local. E no final do ano de 2018 a ANA fez uma nova avaliação e não identificou problemas. Sobre o risco da proximidade da barragem com a área urbana a companhia diz que ele é calculado.