09/08/2019 as 15:01

REPRESENTANDO SERGIPE

Alunos de Umbaúba são classificados para Olimpíada Nacional de Química

Projeto mostra transformação de bagaço da laranja em sabão

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os alunos do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho foram classificados para a Olímpiada Nacional de Química. O projeto do grupo mostra a transformação de baganço da laranja em sabão ecológico através de reação química. 

Agora, a equipe composta pela professora orientadora Darcylaine Vieira Martins e os alunos Joanna Evanny Santos Dias (1º ano Modalidade A - medalha de bronze), Lukas Santos de Jesus (3º ano Modalidade C – medalha de bronze) e Jian Nascimento dos Santos (3º ano Modalidade C – menção honrosa), vão se preparar para a disputa nacional.

“Participamos das etapas estaduais da Olimpíada de Química de Sergipe e formos medalhistas, sendo classificados para a Nacional. Vamos receber as medalhas em solenidade na UFS e se preparar para a prova da Olímpiada Nacional que acontece também na UFS”, explica a professora de Química Darcylaine Vieira.

Para participar da Olimpíada Brasileira de Química é necessário que o professor faça a inscrição de seus alunos na olimpíada estadual e se saiam bem nas provas conduzidas no estado pela Universidade Federal de Sergipe.

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico.

Em 1986, por iniciativa do Instituto de Química da USP, com o apoio da FAPESP, da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, realizou o primeiro evento, com a participação de cinco estados brasileiros.