16/09/2019 as 08:51

Ailton Nascimento (MDB)

“Políticos que não gostam de povo devem ser extintos da política”

Em entrevista ao Caderno Municípios, do JORNAL DA CIDADE, o ex-prefeito e pré-candidato à eleição suplementar de São Francisco, Ailton Nascimento, fala do momento político da cidade, da sua relação com o povo e do desejo de voltar à prefeitura.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) deve apresentar na sessão plenária desta terça-feira (17) as regras para a eleição suplementar do município de São Francisco. Há pouco mais de três meses, a administração municipal vem sendo conduzida pelo atual presidente da Câmara de vereadores, Gilvânio Santana Silva (PSDB), mais conhecido como Marreta, depois que a Justiça Eleitoral cassou o mandato da então prefeita, Altair Santos Nascimento, e do seu vice, Manoel Messias Nascimento Araújo, por motivos de crime eleitoral.

Desde que a chapa vencedora foi afastada, o pequeno município de pouco mais de cinco mil habitantes, situado na região mais carente do Estado, o Baixo São Francisco, tem vivido de incertezas e especulações. Neste cenário, um nome que reaparece com força e legitimidade para disputar a vaga, ainda que por um tempo tão breve, é o do ex-prefeito da cidade, Ailton Nascimento (MDB).

Nas eleições de 2016, Ailton perdeu a disputa para Altair, que acabou sendo cassada, por apenas 17 votos. Um verdadeiro empate técnico que, longe de desanimá-lo, parece credenciá-lo a querer voltar ao cargo sete anos depois. “Fui o prefeito que mais construiu casas em São Francisco, em torno de 350 moradias, sendo dois conjuntos habitacionais. Fiz abertura de ruas, calçamentos, asfalto, reforma de praças, abertura de estradas para assentamento”, destaca Ailton.

Para ele, a cidade tem passado por um marasmo administrativo que a conduz para o atraso. “São Francisco precisa ter praças renovadas e modernas, mais médicos e demais profissionais da saúde para atender nossa gente, além de escolas novas, e mais atenção aos povoados”.

Em entrevista ao Caderno Municípios, do JORNAL DA CIDADE, o ex-prefeito e pré-candidato à eleição suplementar de São Francisco, Ailton Nascimento, fala do momento político da cidade, da sua relação com o povo e do desejo de voltar à prefeitura. “Eu amo a política. Desde quando sai do mandato, nunca me ausentei de São Francisco, não pelo lado político, mas porque amo a cidade que nasci. Meu contato com o povo é direto. Políticos que não gostam de povo, devem ser extintos da política”. Confira a entrevista completa:

JC MUNICÍPIOS - O senhor tem uma longa história política na cidade de São Francisco. Foi prefeito por três mandatos e vice-prefeito em outra ocasião. No último pleito, o senhor acabou perdendo para prefeita cassada por apenas 17 votos. Mesmo para um mandato tão curto, de pouco menos de 15 meses, o senhor se sente motivado a voltar ao cargo? Por quê?
Ailton Nascimento - Sim. Sempre estou presente nas ruas de São Francisco, dialogando, ouvindo o nosso povo, nunca me ausentei. Tenho ouvido o chamado do povo para disputar novamente o cargo e isso tem me motivado bastante. Independentemente do tempo de mandato, se o povo me escolher, estou pronto para dar o meu melhor pela nossa cidade e nossa gente. Quero transformar São Francisco.

 JC MUNICÍPIOS - Em uma autoavaliação, a que o senhor atribui a sua derrota, nas eleições de 2016, marcada por uma margem de votos tão pequena (apenas 17 votos)?
Ailton Nascimento - Apesar da derrota, eu e meu grupo fomos bem votados, demonstrando força. Não foi uma eleição fácil por diversos fatores. Acredito que alguns erros de estratégia política ocasionaram a derrota.
w JC MUNICÍPIOS - Qual é o sentimento em relação à cassação da chapa que saiu vencedora?
Ailton Nascimento - Nunca fiz e nem faço política movido a ódio ou sentimento parecido, não nutro sentimentos desse tipo. Sempre me mantive tranquilo em relação ao andamento do judiciário eleitoral no presente caso.

 JC MUNICÍPIOS - Como o senhor avalia as suas gestões como prefeito? Quais foram as suas principais realizações no município, que hoje o credenciam a querer novamente o cargo?
Ailton Nascimento – Sempre fui um prefeito inquieto, que trabalhou dia e noite pela minha amada São Francisco e pelo meu povo. Sempre atendi nosso povo todos os dias, ouvindo e procurando solucionar as diversas demandas apresentadas. Sempre fiz um mandato popular, voltado para o povo mais humilde da nossa população, mantive muitos programas sociais, como bolsa São Francisco, bolsa aluguel, e várias doações constantes ao povo carente. Fui o prefeito que mais construiu casas em São Francisco, em torno de 350 moradias, sendo dois conjuntos habitacionais. Fiz abertura de ruas, calçamentos, asfalto, reforma de praças, abertura de estradas para assentamento, dentre outras coisas.

JC MUNICÍPIOS - O que é possível fazer pelo município em apenas um ano e meio de administração?
Ailton Nascimento - São Francisco precisa retomar o caminho do crescimento. Nosso povo precisa ficar mais forte. Se eleito, pretendo montar uma equipe competente, trabalhadora, que esteja ao meu lado, para conseguirmos juntos fazer a tão sonhada transformação que o povo clama. Se o tempo do mandato é reduzido, temos que aumentar, então, o tempo de trabalho. Estou com todo gás para isso, e os que estiverem comigo tenho certeza que seguirão esse ritmo. Quero cuidar do nosso povo e da nossa cidade com muito carinho e trabalho.

JC MUNICÍPIOS - Quais são os principais problemas enfrentados atualmente pela população de São Francisco?
Ailton Nascimento - São Francisco precisa ter praças renovadas e modernas, mais médicos e demais profissionais da saúde para atender nossa gente, escolas novas, mais atenção aos povoados. A nossa cultura está enfraquecida, precisamos retomar a realização de grandes eventos e festas.
w JC MUNICÍPIOS - Nos últimos pleitos, o senhor trocou de partido, saindo do PDT para o MDB. O que motivou a troca?
Ailton Nascimento - Tenho um carinho especial pelo PDT. Meu filho já era presidente do MDB à época e nos alinhamos para migrar para o MDB, partido que tem uma história dentro de São Francisco. Além disso, é um partido que apresentava uma certa desenvoltura na política estadual na época.

JC MUNICÍPIOS - Seu último mandato se encerrou em 2012. De lá para cá, de que forma o senhor tem participado da vida política do município?
Ailton Nascimento - Eu amo a política. Desde quando sai do mandato, nunca me ausente de São Francisco, não pelo lado político, mas porque amo a cidade que nasci. Meu contato com o povo é direto. Políticos que não gostam de povo, devem ser extintos da política. Tenho muitos amigos aqui que nunca me abandonaram, estão ao meu lado em todas as circunstâncias, e isso me motiva. Política se faz em grupo. Temos um grupo forte, composto por vereadores e amigos que gostam da política como eu. Que Deus abençoe o nosso povo, e saiba escolher o melhor para nossa terrinha.