17/10/2019 as 18:04

CAMPANHA

Dia “D” de vacinação contra o sarampo acontece nesse sábado

A campanha de vacinação em crianças teve início no último dia 07 e se estenderá até 25 de outubro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Imunização, realizou o abastecimento das unidades de saúde dos 75 municípios sergipanos, preparando-as para o Dia “D” de vacinação que acontece neste sábado (19), a partir das 08h. Abertas exclusivamente para a vacinação, as unidades vão funcionar até às 17h e a expectativa é a de que pais e responsáveis respondam ao chamado, levem suas crianças com idade entre seis meses e menor de cinco anos para serem imunizadas contra a doença.

“Sábado é um dia importantíssimo porque precisamos vacinar, vacinar e vacinar nossas crianças”, apelou a gerente do  Programa estadual de Imunização, Sândala Teles, salientando que o sarampo é uma doença viral e por isso possui alto poder de transmissão, espalhando-se rapidamente. “E não há outra forma de prevenção, se não através da vacina”, declarou.

A campanha de vacinação em crianças teve início no último dia 07 e se estenderá até 25 de outubro. “Ao final, precisaremos fazer o balanço e queremos constatar que a população atendeu a nosso chamado, imunizando seus filhos”, reformou a gerente, informando que a meta de cobertura vacinal desta campanha é de 95%.

A Central de vacinas da Secretaria de Estado da Saúde estará funcionando plenamente no sábado, dia “D”, para atender possíveis necessidades dos municípios. “Abastecemos todos os municípios, mas, por ventura, algum pode precisar de mais doses da vacina. Estaremos funcionando para atendê-lo”, informou Sândala Teles, lembrando aos pais que é importante levar o cartão de vacinação do seu filho.

A doença

O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada por um Morbilivirus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. É uma doença potencialmente grave e em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite, otite, pneumonia e encefalite (inflamação aguda do cérebro, geralmente causada por infecções virais ou bacterianas).

|Fonte e foto: Governo de Sergipe