24/01/2020 as 10:30

Pacientes

Hospital de Itabaiana: oferta de hemodiálise é analisada

O novo serviço poderá contribuir, diretamente, para o processo de habilitação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) junto ao Ministério da Saúde (MS).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, a superintendente executiva, Adriana Menezes, e o corpo técnico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniram-se com a gestão do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno esta semana, no Município de Itabaiana, a fim de discutirem os pontos necessários para a implantação da Hemodiálise hospitalar na unidade, destinada a pacientes intensivos. O novo serviço poderá contribuir, diretamente, para o processo de habilitação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) junto ao Ministério da Saúde (MS).


Segundo o secretário Valberto de Oliveira, o objetivo principal da visita técnica foi realizar estudo técnico para a instalação da Hemodiálise na UTI da unidade, procedimento que promove a filtragem do sangue com a remoção de substâncias tóxicas como a creatinina e a ureia, como se fosse um rim artificial.


“Da nossa Rede Hospitalar, o Regional de Itabaiana é o de maior complexidade depois do Hospital de Urgência (Huse). Viemos avaliar essa possibilidade de colocar à disposição dos pacientes intensivos da UTI o serviço de Diálise, como também a ampliação do serviço de Pronto Socorro, por isso trouxemos a nossa equipe de infraestrutura. Já está tudo planejado e esperamos que o mais rápido possível essa nova ampliação e esses pontos de Diálise, estejam à disposição de todos que precisarem”, comentou o secretário.

O diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima, destacou que além da implantação do serviço de hemodiálise foram analisadas pendências de melhorias na UTI da Unidade quem pelo tempo de inauguração, 2014, apresenta algumas necessidades de atualização.

“Para a habilitação da UTI são necessárias algumas adequações, inclusive de recursos humanos. Com essas pendências devidamente resolvidas temos como fechar o processo de habilitação pelo Estado e enviar para que o Ministério da Saúde faça a análise e libere os recursos. A abertura do serviço de hemodiálise envolve a contratação de um médico nefrologista que já consta no Processo Seletivo”, explicou João.

Para o superintendente do Hospital Regional de Itabaiana, Waltenis Junior, receber a visita do secretário e sua equipe logo no início do ano é muito importante, pois permite seja feita uma programação planejada para 2020.

“É de grande valia essa reunião porque a partir daqui a gente começa a destravar situações que ficaram pendentes em 2019 e planejar coisas novas que poderão acontecer em 2020. Na pauta está a reforma da unidade, a habilitação da UTI, a entrega do serviço de nefrologia, o serviço de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e endoscopia digestiva alta. Hoje o Hospital de Itabaiana é o que mais atende usuários do interior, no ano passado fechamos com 136 mil atendimentos, fizemos mais de três mil cirurgias, então, acredito que os números credenciaram Itabaiana a ter essa reunião in loco de melhoria e adição de serviços para 2020”, disse o superintendente.


O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, agradeceu a visita do secretário e o empenho do Governo do Estado. “Primeiro quero agradecer o secretário Valberto pelo carinho e pela amizade que nós temos e quando ele vem à Itabaiana trazer algo a mais para o nosso município nós ficamos gratos a ele, como também ao governador Belivaldo Chagas. É fundamental implantarmos a diálise aqui no Hospital de Itabaiana para que nossos pacientes não precisem mais ir até Aracaju, Lagarto, que fiquem aqui. Então, ele se entusiasmou e nos prometeu tornar viável esse novo serviço, além de concordar em colaborar com umas pequenas reformas, alguns poucos ajustes, aqui na unidade”, concluiu.