24/01/2020 as 14:19

BALANÇO DAS CHUVAS

Famílias do interior de SE têm casas inundadas com as fortes chuvas dos últimos dias

Para o final de semana, a previsão é de possibilidade de chuvas mais leves e localizadas, conforme prevê o meteorologista Overland Amaral

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Desde quarta-feira, 22, que chove no interior sergipano. Algumas cidades registraram acúmulo de água de cerca de 90 milímetros, conforme aponta o Centro de Meteorologia do Estado de Sergipe. 

Cerca de 70 famílias tiveram as casas inundadas durante o temporal dos últimos dias em Riachuelo. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Gildo de Oliveira, diversas ruas ficaram alagadas e levaram um tempo para escoar. Isso devido ao entupimento de alguns bueiros locais.

“Algumas casas encheram e nós tivemos que tirar o pessoal de dentro de casa. Além disso, teve o outro lado da ponte entre Riachuelo e Divina Pastora que quebrou. Ela tinha sido entregue há 15 dias, e aí quebrou o outro lado por conta das fortes chuvas. Foi isso que tivemos de ocorrência por aqui”, conta o coordenador.

Ainda conforme Gildo, como Riachuelo enfrentou uma dura enchente em  2019, a população ficou bastante assustada com a forte chuva dos últimos dias. “Mas, dessa vez o susto foi rápido, porque a água já escoou e hoje já está tudo sob controle”, disse.

Laranjeiras também foi uma das cidades que registrou grande fluxo de chuva nas últimas horas. A equipe do JORNAL DA CIDADE não conseguiu contato com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de lá, no entanto, de acordo com o meteorologista Overland Amaral, em Laranjeiras o acúmulo de água também foi de aproximadamente 90mm.

“Em todos os municípios de Sergipe chove desde quarta. Em média, as chuvas foram em torno de 50 mm distribuídos por todo o estado. Alguns chegaram a 90mm, outros a 80mm, mas, a média predominante foi de em torno de 50 milímetros”, afirma Overland.

Além das duas cidades já citadas nessa matéria, Itabaianinha e Propriá também registraram grande volume de chuvas, com volume de água de 88mm.

“Já os municípios que ficam ao longo do rio São Francisco, a média foi mais baixa, entre 50 a 60 milímetros de acúmulo de água. Na capital o volume foi menor, com algo em torno de 20 a 30 mm, porque as chuvas de verão ocorrem mais nas cidades do interior”, explica.

Ainda conforme o especialista, os municípios tiveram chuvas fortes com direito a trovoadas, relâmpagos e ventos fortes. No final de semana, as chuvas deverão reduzir, no entanto, o tempo continua instável.

“Para o final de semana a previsão é de tempo instável, sujeito a pancadas de chuvas a qualquer momento. Permanecerá nublado no período matinal e noturno. Clareia mais durante a tarde. No sábado há uma variação de nebulosidade, com possibilidades de chuvas. Assim como no domingo também permanece nublado”, afirma Overland.

 

 

|Da Redação do JC Online 

||Fotos 1 e 2: Cedidas ao JC Online / Foto 3: André Moreira