27/01/2020 as 10:44

Últimos meses

Lagarto vem mostrando sinais de crescimento

Cuidando da população, com uma Saúde de excelência, município vem sendo administrado com honestidade e grande capacidade de trabalho

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A cidade de Lagarto vem mostrando que está a passos largos para o desenvolvimento. Nos últimos dez meses, o município vem crescendo e mostrando resultados importantes que demonstram a preocupação da atual gestão com o bem estar dos lagartenses. O cuidado com a Saúde e as várias obras que estão sendo realizadas mostram como a Prefeitura vem trabalhando de maneira honesta e comprometida com o cidade.

Recentemente, a Prefeitura de Lagarto anunciou o início das obras de reforma do abatedouro frigorífico. A empresa vencedora da licitação vai administrar o abatedouro municipal pelos próximos 30 anos. O matadouro municipal de Lagarto foi fechado porque colocava em risco a saúde pública das pessoas por conta das condições insatisfatórias de higiene, bem como colocava em risco o meio ambiente por não atender as exigências para sua preservação.

Agora, o frigorífico irá gerar 80 empregos diretos e 250 empregos indiretos e as obras de reforma, ampliação e modernização devem começar nos próximos dias. O número de animais abatidos deve sair de 100 para 300 bois por dia, com meta para 400 bois por dia até janeiro de 2022. Além disso, serão instaladas oito novas câmaras frigoríficas e os currais de madeira serão substituídos por vigas e morões de aço galvanizados.

Parcerias
A Prefeitura de Lagarto também vem firmando parcerias com diversos órgãos como a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Diversas ruas da cidade de Lagarto devem ser beneficiadas com calçamento de paralelepípedo nos próximos meses. Para iniciar os trabalhos fruto dessa parceira, nos próximos dias, três ruas do povoado Açuzinho devem ser calçadas.

Obras
As obras de calçamento no Município seguem a todo vapor. Estão sendo calçadas várias ruas no bairro Catita, nos povoados Pururuca, Quirino, Jenipapo, Treze, Brasília e diversas outras localidades. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos lagartenses que moram nos povoados e tirar a população da lama e poeira e levar mais dignidade para as pessoas.

Albert Einstein
Em busca contínua por excelência e para fazer a saúde do município uma referência nacional, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto está implantando um novo método de gestão de processos, o Lean Six Sigma, que visa a evolução na capacidade de execução e implementação de planos de ação. Dentre 5 municípios em todo o Brasil, Lagarto foi um dos contemplados para aplicação do método. A metodologia Lean Six Sigma é aplicada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, que selecionou apenas 5 municípios brasileiros para serem contemplados, o pré-requisito para esses municípios é estar fazendo parte do Projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS). Além disso, o município implantou a Central das Ambulâncias para que as pessoas que precisem de um deslocamento rápido possa solicitar os serviços. Recentemente, foram contratados 12 novos médicos que servirão para o Programa de Saúde da Família e o Hospital Universitário de Lagarto. Cerca de 30 comunidades serão atendidas com este serviço.

Tecnologia
A Prefeitura de Lagarto inaugurou três telecentros localizados nos povoados Brasília, Jenipapo e Colônia Treze. Os telecentros são centros de capacitação e informação, que tem como objetivo qualificar no âmbito tecnológico e proporcionar acesso à internet gratuita, localizados nestes povoados. O programa integra a política de inclusão digital e garante uma democratização do uso de computadores e acesso à internet, pois oportuniza o acesso à informação e tecnologia a comunidades mais afastadas da sede do município. Os telecentros irão oferecer, ainda, cursos básicos de informática gratuitos e atenderão não somente aos alunos, mas também, jovens, adultos e idosos moradores das comunidades.