01/06/2020 as 10:00

LARANJEIRAS

Famílias afetadas pelas chuvas recebem apoio

Foram entregues 60 kits para Laranjeiras e, através de parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, mais 60 kits para a capital

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Famílias dos municípios de Aracaju e Laranjeiras, que tiveram suas casas afetadas por inundações causadas pelas fortes chuvas da última semana, receberam 120 kits de limpeza do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias).

Contendo itens como luvas para limpeza, balde, vassoura, rodo, água sanitária, sabão em pó, sabão em barra, sabonete, papel higiênico, escova dental e outros, os kits foram entregues para as secretarias de Assistência Social dos municípios, que fazem a distribuição dos materiais para as famílias afetadas. Foram entregues 60 kits para Laranjeiras e, através de parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, mais 60 kits para a capital.

A distribuição dos kits para as famílias é realizada através dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS de cada localidade. "Diante deste acontecimento, nós atendemos à solicitação das secretarias municipais para prestarmos assistência às famílias vítimas das enLARANJEIRAS Famílias afetadas pelas chuvas recebem apoio chentes das últimas chuvas. Enquanto coordenadora estadual da política de assistência social, a SEIAS tem o papel de apoiar os municípios em situações de emergência ou calamidade", destacou a diretora de Assistência Social da SEIAS, Inácia Brito. Em Aracaju, a chuva aumentou o nível do rio Poxim-Mirim, que causou alagamento em casas localizadas no Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana. A secretária da Família e Assistência de Aracaju, Simone Passos, explica como o apoio está sendo realizado na capital. "Estamos com alojamentos de pessoas em situação de rua e a demanda cresceu.

A Emsurb já fez a higienização geral das casas e o Estado vem ser parceiro na distribuição desses kits de limpeza, para que as pessoas possam fazer a higienização dos seus lares. O CRAS Madre Tereza de Calcutá está fazendo todo o acompanhamento dessas famílias, distribuindo cestas básicas e o que precisar. Não houve a necessidade de distribuição de colchonete, mas continuamos aqui para atender qualquer demanda", disse a secretária de Assistência de Aracaju. Já em Laranjeiras, o grande volume de chuva fez transbordar o Rio Cotinguiba, que permeia a cidade, causando a inundação de casas em seu entorno. Além dos kits de limpeza, a SEIAS entregou também colchonetes para as famílias.

A secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lêda Lucia Couto, conta que o governador Belivaldo Chagas solicitou máxima atenção às possibilidades de auxílio às comunidades atingidas. “Preocupado com as enchentes, o governador ligou, solicitando que a SEIAS visse formas de apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade, considerando as necessidades especiais que a pandemia trouxe. A secretaria municipal de Assistência nos indicou a doação de material de higiene e limpeza como a forma mais útil de auxílio. Enviamos os kits juntamente com os colchonetes”, disse Lêda