18/06/2020 as 11:16

POLÊMICA

Moradores de São Cristóvão denunciam abandono de obras ao MP

Além disso, também dão conta de suposto assédio moral cometido pela filha do prefeito Marcos Santana

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais uma vez, o município de São Cristóvão é alvo de denúncia no Ministério Público de Sergipe (MP/SE). Desta vez, um grupo de moradores decidiu formalizar pedido para que sejam apurados os motivos da dispensa de uma empresa que realizava serviços de calçamento na Rua Waldir Matos e, de uma hora para outra, a obra foi paralisada e deve aguardar a chegada de uma nova empresa para dar continuidade.

“O maior questionamento dos morados da rua, é que começaram a cavar buracos enormes, e deixaram lá abertos. Nessa chuva, os buracos estão enchendo e invadindo a casa dos moradores. Como as obras foram suspensas, a prefeitura deveria mandar as máquinas para fechar os buracos e não causar mais prejuízos aos moradores”, pontua um morador.

Segundo informações, a obra teve início no mês de abril e logo foi paralisada, deixando os moradores indignados. “Começaram a realizar o trabalho, necessitou cavar a rua inteira para colocar manilhas, e demais tubos, pois além da rua não ser calçada, não temos saneamento de esgoto, que corre pela porta dos moradores. Muitos moradores se juntaram anteriormente para colocar os próprios bueiros nas suas casas”, revela um dos denunciantes.

Ainda segundo dados da denúncia feita ao MP, a rua está com enormes buracos, sem rede de esgoto e muita lama. Além disso, enormes blocos de areia estão invadindo as residências. Os moradores informaram ainda que receberam a notícia, através da engenheira responsável pela obra, de que estariam em processo para a contratação de uma nova empresa. Eles também relatam que o mesmo problema acontece em outros locais do município, a exemplo do Povoado Colônia Miranda. 

Concomitante a essa denúncia, outra notícia de fato também é alvo de investigação por parte do MP/SE. Trata-se de apuração da conduta da secretária de governo Paola Santana, filha do prefeito Marcos Santana. A narrativa dos fatos também envolve Fernanda Santana, outra filha do prefeito que também exerce a função de secretária na cidade.

De acordo com a denúncia, as duas estariam assediando moralmente os servidores efetivos e comissionados da prefeitura, principalmente aqueles lotados na Fundação de Cultura e Turismo.

A denúncia também aponta para desvio de função, corte nos salários e o não fornecimento de Equipamentos de Proteção individual (EPIs) para os profissionais diante da pandemia da Covid-19.

Sobre as denúncias envolvendo as obras, a Assessoria de Comunicação do Município de São Cristóvão emitiu nota informando que existe um projeto de pavimentação e drenagem, entrando em processo licitatório, de três ruas do loteamento Bosque das Flores, no bairro Romualdo Prado. “A obra está calculada em aproximadamente 650 mil reais e a estimativa é que comece o mais breve possível, assim que os tramiteis desta licitação sejam executados”, diz a nota.

Já em relação ao suposto assédio moral envolvendo gestoras do município, a prefeitura informou que não foi notificada deste processo e que, portanto, não se pronunciará enquanto isto não ocorrer.

|Da equipe JC

||Fotos: Divulgação