23/06/2020 as 09:16

CRIME

Abrigo de animais é alvo de denúncias em Itabaiana

Situação dos animais causa preocupação após divulgação de imagens

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Um abrigo público de animais que é de responsabilidade da Prefeitura de Itabaiana voltou a ser alvo de denúncias nas redes sociais. Em imagens compartilhadas na internet, é possível ver cães extremamente magros, com problemas de pele, alojados em canis com aparência insalubre.

No local, existem cerca de 170 animais, entre cães e gatos. De acordo com a presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Danielle Ferreira, a atuação tanto da OAB quanto do Ministério Público sobre a situação do abrigo acontece desde o ano passado, quando as primeiras denúncias sobre o local foram divulgadas. “Em julho do ano passado foi solicitada uma reunião pelo presidente da OAB, Inácio Krauss, e por mim juntamente com o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, onde o prefeito nos informou que estaria providenciado um posto de saúde e uma casa de acolhimento para os animais e que o projeto já estaria em andamento.

A denúncia da situação do abrigo foi feita na época por Nazaré Moraes, presidente da ONG Elan, e houve abertura de procedimento no MP que pode ser consultado pelo número 50.19.01.0030”, disse. Ferreira pontuou também que de lá para cá houve reuniões e o posicionamento da OAB foi colocado diante do prefeito para que a situação não continuasse e que ele se atentasse a questão das políticas públicas para os animais do município, pois apesar de importantes o posto de saúde e a casa de passagem podem ganhar o viés lugar para acumulação de animais. “Eles precisam de tratamento médico, de castração, vermifugação e o cenário que a gente tem em Itabaiana não é esse”, afirmou.

A advogada destaca ainda que de 2019 para cá nada mudou e o projeto da casa de acolhimento, que teria prazo de finalização em 120 dias, não foi finalizado. “No entanto, ficou acordado que enquanto a obra não fosse finalizada, a prefeitura iria fazer melhorias no abrigo atual, só que mais uma vez o local vira alvo de denúncias”, lamentou. Sobre a situação do abrigo, a deputada estadual Kitty Lima disse que a prefeitura prometeu inaugurar um espaço novo, um centro de zoonoses adequado, e ainda não inaugurou para que os animais fossem para o novo espaço. “O caso está sendo acompanhado pelo MP e foi dada a ordem para que não entrasse mais animais lá, nem filhotes, e o pessoal do abrigo não estava permitindo que pessoas de ONG visitassem o local, ou seja, escondendo uma coisa bem errada”, contou Lima, acrescentando ainda que já entrou em contato com a prefeitura cobrando um posicionamento e que irá até a Justiça solicitar as medidas cabíveis para a situação.

Ao JORNAL DA CIDADE, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabaiana informou que o abrigo de animais hoje é de responsabilidade da prefeitura, pois a antiga ONG deixou o local em situação degradante. Disse ainda que as fotos divulgadas não eram verdadeiras, já que o local não tem filhotes abrigados. Para comprovar que o abrigo não estava como relatado pelas imagens e nem que os animais estavam sofrendo maus tratos, o assessor do município, Anderson Christian, fez uma ligação de vídeo para a equipe do JC.

De acordo com a coordenadora de Núcleo da Secretaria de Agricultura de Itabaiana, Micherlyne Cristina Silva, os animais recebem comida, água, amor e carinho. Ainda segundo ela, o abrigo sofreu esses dias por conta do volume de chuvas na cidade, mas que a prefeitura tem aproveitado os dias estiados para melhorar a estrutura do local.

“A ração e água é trocada todos os dias e há funcionários no turno da manhã e tarde para fazer a limpeza e zelar pelo ambiente. Eles também têm acompanhamento veterinário, todos os cachorros machos são castrados, não temos filhotes e os gatos também estão sendo todos castrados. Nós estamos melhorando o local a cada dia, mas nós assumimos o abrigo numa situação muito ruim, por isso não tem como de uma hora para outra ele melhorar. Hoje nós não temos mães paridas e nenhum filhote, por isso aquelas imagens são antigas.

Além disso, já fizemos duas feiras de adoção e também ajudamos pessoas que nos auxiliam com lares temporários”, reforçou Micherlyne. A assessoria da Prefeitura de Itabaiana enviou fotos do abrigo tiradas nesta segunda- -feira, 22, além da obra da Casa de Passagem, que terá 32 canis e seis gatis, mais prédio da administração com estrutura para atendimento veterinário.