26/06/2020 as 11:55

NOVO NORMAL

Alunos de escola pública em Salgado se preparam para Gincana Virtual

Segundo a professora idealizadora, Aline Vilanova, essa foi a forma que a escola encontrou de inserir melhor os alunos no contexto atual, e fazer com que participem a fundo das atividades

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Uma das primeiras medidas de combate ao novo coronavírus em Sergipe foi a suspensão das aulas presenciais em todas as unidades de ensino. Desde então, os alunos da rede pública têm enfrentado muitas barreiras e dificuldades. Muitas vezes, sem acesso à internet, os estudantes não conseguem acompanhar às aulas remotas, o que gera medo e desestímulo. E a saída que a escola Joaldo Vieira Barbosa, em Salgado, encontrou para inserir melhor os alunos no contexto atual, foi a realização de uma Gincana Virtual.

Com o tema “Os desafios da educação à distância em tempos de isolamento social”, a gincana tem como objetivo trabalhar o conteúdo escolar visto até o momento e também abordar as questões atuais causados pela pandemia. Segundo a professora idealizadora, Aline Vilanova, as reclamações dos alunos sobre o novo formato de aula estavam constantes. 

“Eles estavam tendo dificuldades para estudar, tirar as dúvidas e fazer as atividades. Os relatos são de que estão se sentindo acarretados de coisas já que têm 15 disciplinas, e estão tendo quase 15 exercícios por semana. Eles estão se sentindo pressionados, com medo de perder o ano, encurralados, e sem condições de cumprir as tarefas. Então tudo isso acabou sendo desestimulador para eles”, conta a professora.

A escola Joaldo Vieira não conseguiu ainda estabelecer uma plataforma digital específica para as aulas virtuais. Os professores estão realizando planejamento semanal que precisa ser aprovado pela Secretaria de Educação. Muitos estão utilizando aulas de vídeo prontas, disponíveis em Youtube, conforme conta Aline.

“Depois de uma reunião com os professores, dei a sugestão de que fizéssemos uma gincana, para que conseguíssemos trabalhar os assuntos de uma maneira que estimulasse os alunos. Serão realizadas atividades construtivas, onde os alunos terão que gravar vídeos sobre as temáticas propostas, inclusive também em várias línguas, como inglês e espanhol. Também vamos fazer um jogo de perguntas e respostas, eles terão atividades em que o cumprimento será a longo prazo, sempre envolvendo o tema proposto. A ideia é trabalharmos os conteúdos e a atualidade de uma forma criativa, e que a maioria possam participar, mesmo sabendo que será difícil ter uma participação 100%”, explica a professora.

Para a aluna Maria Eduarda Silva Nascimento, participar de uma gincana virtual poderá ser uma tarefa difícil, no entanto, para ela, é importante que todos saiam das suas zonas de conforto nesse momento, e só a gincana poderá proporcionar isso. 

"Participar de uma gincana virtual não vai ser fácil, porém fiquei muito feliz por essa iniciativa da escola, de realizar uma atividade diferente, para que a gente possa sair do conforto e praticar aquilo que paramos na escola. Acredito que isso vai acrescentar muita coisa na minha vida, nos assuntos, nas experiências, e espero que seja uma das melhores gincanas que eu participei”, disse, empolgada.

|Da redação do JC Online

||Fotos: Arquivo Pessoal