17/08/2020 as 11:50

ANÁLISE

Técnicos coletam material suspeito de raiva bovina em propriedade de Tobias Barreto

Técnicos coletam material suspeito de raiva bovina em propriedade de Tobias Barreto

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Diante da mortalidade de bovinos com suspeita de raiva no município de Tobias Barreto, a equipe do serviço veterinário oficial da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), atendendo a uma notificação da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou, na última quarta- -feira,12, a coleta de material para o diagnóstico e identificação de possíveis focos da doença em propriedades locais. O serviço faz parte do Programa Nacional de Controle da Raiva em Herbívoros, executado em Sergipe pela Emdagro.

A orientação é que, caso identifique a ocorrência de algum sintoma no animal, o produtor deve procurar imediatamente a empresa, através dos escritórios locais nos municípios ou pelo telefone (79) 3234-2624. Em Tobias Barreto, 17 bovinos morreram após apresentarem sintomas característicos da raiva, sendo sete na propriedade atendida e demais em propriedades vizinhas. No local, os médicos veterinários Diogo Melo e Beatriz Santana realizaram trabalho de campo com a coleta do cérebro do animal, para posterior envio ao Laboratório Central (Lacen) visando à avaliação e possível diagnóstico da raiva. Com a suspeita, os profissionais orientaram aos criadores a imediata vacinação dos seus rebanhos.

A preocupação, segundo o serviço de Defesa Animal da Emdagro, é que a raiva é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e fatal, inclusive para o ser humano, por ser uma zoonose. “Diante desse fato, a empresa desenvolve o trabalho de captura de morcegos hematófagos, principais responsáveis pela transmissão da doença em mamíferos, incluindo o homem”, defende a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade.

Segundo ela, o trabalho de captura do animal é feito por profissionais capacitados da empresa, que realizam a atividade em matas, cavernas e margens de rios - principais esconderijos dos mamíferos voadores -, montando armadilhas e garantindo a prevenção e o controle da doença”, explicou a diretora. As colônias de morcegos são encontradas, principalmente, em cavernas, cujo ambiente é úmido, protegido e escuro. Segundo o guarda sanitário da Emdagro, João Barreto, no lugar há morcegos que se alimentam de frutas, de insetos e de sangue. “Os morcegos hematófagos preferem se alimentar de sangue, por isso, suas principais vítimas são animais domésticos de propriedades próximas ao seu habitat. Eles são mais perigosos porque podem estar contaminados com o vírus da raiva e transmitir a doença para os mamíferos no ato da mordedura”, explicou ele.

Com uma amostra capturada, o teste nos morcegos é feito semelhante ao realizado no bovino, ou seja, através da coleta do cérebro, que é submetido a exames de prova biológica ou imunofluorescência. “Quanto aos outros morcegos capturados, passamos uma pasta nas costas e, em seguida, os devolvemos ao seu ambiente natural, para que possam fazer o controle populacional da colônia, já que têm o hábito de lamber”, explicou a responsável pelo Programa Nacional de Controle da Raiva, a médica veterinária da Emdagro, Marcella Porto. “O sintoma mais comum da raiva é a paralisia - em que o animal não consegue mais se levantar - seguida de pedaladas, perturbação dos sentidos, tristeza, indiferença, baba espumante e viscosa com sinais que sugerem engasgo, movimentos desordenados da cabeça, manifestação de tremores musculares e ranger de dentes. Na maioria dos casos, a doença causa a morte do animal entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas”, explicou Marcela, alertando que o produtor deve manter seu rebanho imunizado.