21/08/2020 as 10:40

TRANSFEMINICÍDIO

Transexual é assassinada em Canindé de São Francisco

Principal suspeito do crime, um ex-companheiro da vítima, foi preso

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Transexual é assassinada em Canindé de São FranciscoIlustração/SSP

Claudia Leite tinha 26 anos, era transexual, morava no município de Canindé de São Francisco e, assim como diversas outras pessoas transgêneras no Brasil, tinha um sonho: conseguir viver em paz. No entanto, na madrugada última quinta-feira, dia 20, seu nome acabou entrando no ranking que angustia e desespera diversos cidadãos LGBTQIA+ no país: o da violência contra o público.

Familiares da jovem disseram à polícia que ela havia terminado um relacionamento recentemente e, por ter desaparecido, decidiram prestar um boletim de ocorrência. Os agentes iniciaram as buscas ao principal suspeito, seu ex-companheiro, identificado como Marques José dos Santos, de 19 anos. Ele foi localizado e confessou ter matado a jovem.

De acordo com informações da Polícia Civil, “Gaspar”, como é conhecido, disse que, após o término, teria marcado um encontro com ela, numa localidade conhecida como Beira Rio, alegando que precisavam conversar. Mas, ao chegarem ao local, inconformado com o fim do relacionamento, ele acabou discutindo com a jovem.

Ainda segundo o seu depoimento, durante a briga, o suspeito deu um soco no rosto da transexual que acabou se desequilibrando e caindo de uma altura de aproximadamente seis metros. Ainda conforme informações do suspeito, a jovem não resistiu ao impacto da queda e morreu.

Após isso, ele também confessou que arrastou a vítima e jogou no Rio São Francisco, deixando-a ser levada pela correnteza. O corpo dela ainda se encontra desaparecido.

A Polícia Civil explicou que as buscas continuam e um inquérito já foi instaurado. 

|Por John Santana/Da equipe JC