31/08/2020 as 11:10

EM SETEMBRO

Prefeitura de Socorro desativará Hospital de Campanha

Queda no número de casos de Coronavírus e baixa taxa de ocupação de leitos no município motivou a desativação da unidade de saúde

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou na última sexta-feira, 28, que encerrará as atividades do Hospital de Campanha da cidade a partir do próximo dia 1º de setembro. A decisão foi tomada após reunião do comitê de enfrentamento à Pandemia, que chegou a conclusão que não se justifica a manutenção do alto investimento para manter ativo o hospital, tendo em vista a queda no número de registro de casos de Covid-19 no município, bem como o baixo índice registrado na taxa de ocupação de leitos. O monitoramento dos casos na unidade vem sendo realizado semanalmente desde a sua inauguração, ocorrida em 05 de junho. Foram esses dados que basearam a decisão do Comitê.

O Hospital de Campanha foi inaugurado com capacidade para internamento de até 50 pacientes, porém no mês de julho a SMS reduziu a quantidade de leitos contratados para 38, uma vez que o número de casos registrados começou a apresentar queda. Ainda de acordo com os dados apresentados pelo Comitê, apenas três pacientes seguem em tratamento no Hospital de Campanha, e a partir de agora os pacientes que procurarem atendimento para o novo coronavírus serão encaminhados aos leitos clínicos regulados pelo Governo do Estado, existentes no Hospital José Franco ou no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), que, atualmente, estão com apenas 27% de sua capacidade de lotação.

Vale lembrar que das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nossa Senhora do Socorro, 18 estão habilitadas a atender às síndromes gripais, bem como a UPA Vereador Jairo Joaquim dos Santos, localizada no Conjunto Jardim. Além disso, é possível realizar o encaminhamento para outras unidades de saúde em caso de agravamento do quadro clínico. Desde a sua inauguração, o Hospital de Campanha de Nossa Senhora do Socorro atendeu quase 300 pacientes, sendo que desses 184 necessitaram de internação no local.

Desse total, 147 receberam alta por cura, 28 foram transferidos e seis deles, infelizmente, vieram a óbito no local. O hospital, bem como todos os profissionais que lá atuaram, cumpriram seu papel de proporcionar mais saúde para a população socorrense, atuando de forma efetiva e eficiente no combate ao coronavírus.