24/11/2020 as 10:27

MISTÉRIO

Fenômeno luminoso é visto em cidades do interior sergipano

Segundo especialista, clarão se trata de rastro luminoso de um foguete chinês

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fenômeno luminoso é visto em cidades do interior sergipanoReprodução/Redes Sociais

Moradores de várias cidades do Nordeste foram surpreendidos com uma luz diferente e intensa que surgiu no céu na noite da última segunda-feira, 23. O fenômeno foi visto nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia e Paraíba. Aqui em Sergipe, o clarão foi avistado em algumas cidades do Alto Sertão e, também, do Centro-Sul do estado.

De acordo com o coordenador do planetário da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei, Augusto Almeida, o episódio foi resultado do lançamento de um foguete chinês que, durante passagem pela América do Sul, acabou deixando um rastro de luminosidade.

“Ontem houve o lançamento do foguete Longa Marcha, da China, transportando uma sonda chamada Chang'e-5. O lançamento ocorreu a partir da província chinesa de Hainan, onde se localiza a agência espacial Chinesa, a CNSA. O foguete foi lançado as 17h30min, horário de Brasília, e passou sobre a região Nordeste de nosso país. Durante essa passagem houve uma separação do último estágio do foguete que o leva a atingir a incrível velocidade de 28000 Km/h”, disse.

“Ao separar se o foguete deixa para trás um rastro de vapor quente, que se condensa em contato com a atmosfera e forma uma pluma, uma região esbranquiçada vista em várias fotos e vídeos”, explica, justificando que, na verdade, o que a “luz que os moradores avistaram” foi justamente essa camada de rastro deixada pelo foguete.

Ainda segundo Augusto, não há nenhum risco de acidentes com o material, tendo em vista que o material visto é “fruto da condensação do objeto”.  “O foguete transporta uma sonda para recolher amostras da superfície lunar e deve retornar a Terra ainda este ano, no mês de dezembro”, finaliza.

|Da redação do JC Online

||Foto: Reprodução/Redes Sociais