28/01/2021 as 12:46

ESTIAGEM

Gararu decreta estado de emergência

A situação de emergência foi decretada no último dia 19 e encaminhou seu ato para a homologação do Governo do Estado, que deverá solicitar a Brasília o reconhecimento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Prefeitura de Gararu (a 150 km de Aracaju), decretou situação de emergência e com isso elevou para 12 o número de municípios sergipanos atingidos pela seca/ estiagem. Lá, onde o decreto vigorará por seis meses, os atingidos somam quatro mil e os assistidos 3.702. A situação de emergência foi decretada no último dia 19 e encaminhou seu ato para a homologação do Governo do Estado, que deverá solicitar a Brasília o reconhecimento.

Conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a seca já atinge em Sergipe 50.628 e desse total 41.222 estão na condição de assistidos pelo governo. Antes de Gararu, Nossa Senhora Aparecida decretou emergência, no último dia 6. Os outros dez adotaram a medida ainda em 2020.

O JC apurou junto a Defesa Civil que os 12 municípios secos são: Frei Paulo; Monte Alegre; Canindé do São Francisco; Pinhão; Tobias Barreto; Poço Redondo; Carira; Porto da Folha; Poço Verde; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora Aparecida; e Gararu. A situação de emergência facilita aos municípios o acesso a ajudas dos governos estadual e federal.