22/10/2021 as 09:49

VELHO CHICO

Baixa vazão não afetará irrigação

A captação de água da Cohidro é feita de maneira independente à vazão da hidroelétrica, diretamente no lago de Xingó

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Baixa vazão não afetará irrigação

O anúncio de redução da vazão da Hidrelétrica de São Francisco, comunicado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), deixou em alerta os produtores e a cultura agrícola da localidade. No entanto, de acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), a redução não interfere na captação de água para a irrigação dos lotes do Perímetro Irrigado Califórnia.

Segundo a Chesf, a redução começou a partir desta quinta-feira, 21, e seguirá ao longo dos meses de outubro e novembro, e será de 1.600m³/s para 1.300,³/s e, na sexta-feira, 23, cairá ainda mais, para 1.000m²/s, permanecendo assim até que uma nova “A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) informa que a sequência de reduções de vazão de água na Hidroelétrica de Xingó, que estão sendo divulgadas, não interfere na captação de água feita pela empresa estadual e destinada a irrigação nos lotes do Perímetro Irrigado Califórnia.

A captação de água da Cohidro é feita de maneira independente à vazão da hidroelétrica, diretamente no lago de Xingó”, disse a Comunicação do órgão ao JORNAL DA CIDADE. Além disso, a Cohidro afirma que não existe, até o momento, nenhuma determinação da Agência Nacional de Águas (ANA), para a realização de algum tipo de racionamento da água captada no Rio São Francisco, destinada à agricultura. “Deste modo, o fornecimento de água continua ocorrendo de forma normal”, conclui a Comunicação da pasta.