08/11/2021 as 08:35

MANUTENÇÃO

Moradores de Boquim reclamam da falta de médicos e medicamentos

Vereador engrossa ainda mais a lista de denúncias no município e critica a falta de manutenção e reformas no cemitério da cidade, no balneário Fonte da Mata, e na Farmácia Básica Central

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A população do município de Boquim vive uma situação dramática quando o assunto é serviço público. Saúde, infraestrutura e saneamento básico são as principais reclamações entre os moradores, que procuraram o JORNAL DA CIDADE para denunciar os problemas. “Estamos sem psiquiatra há uns dois meses. Tenho uma neta de 14 anos que tem epilepsia, precisa ir para o psiquiatra e tomar os medicamentos, mas cadê o psiquiatra? Cadê os medicamentos? Na farmácia o remédio custa R$ 200. Para quem recebe R$ 260 do Bolsa Família, a gente fica sem saber o que fazer”, declarou a boquinense Maria Eunice, 59 anos, que vive do Bolsa Família e de ajuda dos pais de seus netos que moram em Aracaju, e outros residem na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

“Eles foram embora para sobreviverem, porque aqui não tem emprego e eu dei todo o apoio a eles, e os netos ficaram comigo”, completou. Um outro morador do Conjunto Matadouro, de 60 anos, que sofre com hipertensão, e pediu para não ser identificado na reportagem, contou que o seu medicamento ‘losartana’ estava indisponível quando foi buscar em uma Farmácia Básica Central. “Antes da eleição faltou na base de uns oito meses, mas na véspera chegou. Quando é agora, há uns dois meses, a moça vem sempre falando: venha pegar daqui a oito dias e nada”, disse.

O casal de idosos Francisco Rafael e Maria Costa, ambos de 60 anos e moradores de Boquim, reclamou que está com dificuldade para agendar uma consulta com o dentista na Clínica de Saúde da Família. “As atendentes da clínica estão disponibilizando apenas quatro fichas por dia, que não são suficientes para atender a demanda da população. A minha esposa, por exemplo, quer extrair os dentes de baixo, que estão todos moles para colocar uma prótese”, comentou, criticando também que, na mesma unidade de saúde tem faltado médicos e medicamentos para o tratamento da sua saúde mental.

SEM SANEAMENTO
A lista de reclamações não para por aí. Dona Maria Eunice elenca ainda mais críticas a administração do município e lamenta o desprezo que vem recebendo por parte da gestão municipal. Ela reivindica também a falta de saneamento básico na cidade. Segundo ela, a fossa da sua casa fica no quintal de casa e precisa passar por limpeza frequentemente, porém uma grande quantidade de lama, provavelmente das paredes que cederam, está concentrada no fundo da fossa e precisa ser retirada com ajuda de maquinários. “A prefeitura somente retira o excesso de esgoto, e se nega a fazer uma limpeza geral. Eu não tenho condições. É uma humilhação. Vou direto para a prefeitura pedir o trator, eles tiram, mas somente a metade e a outra fica. Eles [os funcionários da prefeitura] dizem que precisam cavar a fossa porque lá embaixo está cheio de lama, de terra. Fui no CRAS, dei meu nome certinho, elas [funcionárias da prefeitura] falaram que iam cavar a fossa em outro lugar, mas até hoje não vieram. Já vai entrar chuva de trovoada e eu estou com medo”, comentou Maria, preocupada para não ocorrer uma tragédia com alguém da sua família, já que a estrutura apresenta sinais de deterioração.

SEM REFORMAS
O vereador Nivaldo da Bala (PSD), como representante do povo, engrossa ainda mais a lista de denúncias em Boquim. Através de imagens enviadas ao JORNAL DA CIDADE, o parlamentar mostrou a falta de manutenção e reformas no cemitério da cidade, no Balneário Fonte da Mata, e também na Farmácia Básica Central. No cemitério, é possível ver um quantitativo elevado de entulhos de construção de carneiras, com, inclusive, restos mortais que são retirados dos túmulos. Já no balneário, as piscinas estão completamente abandonadas com água suja, esverdeada e servindo de ambiente propício para proliferação de doenças, a exemplo da Zika, Chikungunya e dengue, que são transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. E por fim, a Farmácia Básica Central está com paredes úmidas e mofadas.

RESPOSTAS
A Prefeitura de Boquim, através do assessor de Comunicação Cléo Menezes, afirmou que o município de Boquim faz parte do Consórcio do Vale do São Francisco (CONIVALES), onde o cronograma e programação dos pedidos são realizados a cada três meses. A gestão disse que nos últimos dez dias recebeu medicamentos de 16 empresas para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol, saúde mental, analgésicos, anti parasitários, dentre outros. “A Farmácia Básica Central, localizada na sede do município, encontra-se abastecida com os medicamentos previstos na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME)”, garantiu.

Em relação aos atendimentos odontológicos, Cléo explicou que o município segue as orientações contidas no Protocolo de Biossegurança Estadual, assim como do Conselho Regional de Odontologia. “Diante disso, por estarmos vivenciando a pandemia do novo Coronavírus, é obrigatório se ter a individualização dos consultórios odontológicos e um intervalo de, no mínimo, 30 minutos entre paciente e outro, para que a sala e o gabinete odontológico possam ser limpos e desinfectados, assim como os instrumentais utilizados pelos profissionais. Além disso, os atendimentos odontológicos são realizados de forma agendada e com horário previsto”. Sobre a fossa da residência de Dona Maria Eunice, a Prefeitura de Boquim informou que a limpeza é feita conforme a solicitação na Secretaria de Obras sem cobrar nenhuma taxa.

No tocante a construção de nova fossa, a gestão explicou que é preciso ter paciência e aguardar a fila de espera. “Todos aqueles que procuram o município diante das necessidades, o trabalho vai acontecendo, o que não podemos é furar filas’’, reforçou o assessor. Em relação às reclamações do vereador Nivaldo da Bala, Cléo Menezes rebateu afirmando que o parlamentar fala inverdades. Em relação ao cemitério, ele negou estar com entulhos e ressaltou que a unidade passou por limpeza e manutenção por conta do feriado de Finados. Sobre o Balneário, a Prefeitura reconheceu o problema, mas enfatizou que o abandono vem de gestões anteriores e que o projeto do novo espaço está pronto e será executado pela Codevasf com emendas do deputado federal Fábio Mitidieri