30/11/2021 as 10:05

CHUVAS

Temporal em Canindé: prefeitura se mobiliza para atender população

Das 39 famílias atingidas, nove ficaram desabrigadas e estão acolhidas em abrigo temporário

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As fortes chuvas que caíram no último fim de semana no município de Canindé do São Francisco deixou marcas de destruição em vários lugares do município sendo a sede da cidade a mais afetada, deixando famílias em situações critica e desabrigadas, ruas com crateras abertas, órgãos do município com foros em gesso caíram, equipamentos foram danificados ou perdidos, muita lama nas ruas, árvores derrubadas, riachos transbordaram e o registro de duas vítimas fatais.

Das 39 famílias atingidas, nove ficaram desabrigadas e estão acolhidas em abrigo temporário, segundo a secretária municipal de Assistência Social de Canindé de São Francisco, Edilma Lins. “Desde as primeiras horas do acontecido, fizemos uma busca ativa nas áreas mais atingidas para identificar as famílias que sofreram mais com esse impacto. Foram realizadas algumas ações de imediato, como a retirada de famílias que estavam em locais sem condições de moradia e que perderam seus bens. Neste momento, é muito importante a união de esforços com o Governo de Sergipe. A sociedade também tem se mobilizado para nos dar apoio com doações voluntárias”, disse Edilma.

Ainda de acordo com ela, muitos perderam bens materias, mas nesse momento a prioridade agora é manter as famílias fora de perido. "O município está danda assitência a todos, e aproveito para agradecer a toda rede do município para ajudar a todos que estão precisando. Estamos de mãos dadas para solucionar para minimizar os danos", completou ela.

Durante a coletiva realizada pela prefeitura de Canindé, os representantes da gestão informaram que estão organizando um plano para atender as prioridades e aos poucos voltar para normalidade.

Na última segunda-feira, dia 29, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), mobilizou suas equipes para levar 39 cestas de alimentos e 80 kits com materiais de higiene e limpeza para as famílias afetadas. A Defesa Civil Estadual também se uniu à operação e segue em Canindé para gerenciar o desastre e avaliar a situação de casas que foram danificadas.

O diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec/SE), Luciano Queiroz, reforça que as equipes também seguem no município para avaliar a situação. “Desde sábado, 27, recebemos solicitações e vídeos do ocorrido em Canindé. De imediato, encaminhamos uma equipe ao município, para gerenciar o desastre junto com a estrutura municipal. Nesta segunda (29), encaminhamos uma equipe de Engenharia para avaliar a situação de casas que foram danificadas e se há riscos de desabamento”, afirmou.

Pontos turísticos

Ainda de acordo com representantes da prefeitura de Canindé, alguns pontos turísticos sofreram danos por conta do temporal, como na cachoeira do Lajedão que teve obstrução da trilha de acesso e o local de embarque e desembarque de embarcações da orla Salomão Porfirio de Britto, mas os empreendimentos estão funcionando normalmente.

|Da redação do JC Online
||Foto: Divulgação/Prefeitura de Canindé