31/10/2022 as 09:31

MANIFESTAÇÃO

Construção de ‘Praça do Turista’ é alvo de protesto por parte de donos de bares

Na última segunda-feira, 24, os comerciantes realizaram uma manifestação e fecharam a ponte que dá acesso ao município, reivindicando que a construção de uma obra recém-anunciada pela gestão municipal

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Construção de ‘Praça do Turista’ é alvo de protesto por parte de donos de bares

Nadar e nadar para morrer na praia não é o tipo de ditado que se adequa à história de quem mora no litoral, pelo menos, não em Sergipe. É com resistência, apesar das adversidades, que donos de bares localizados na Praia da Costa, na Barra dos Coqueiros, continuam “nadando”. Na última segunda-feira, 24, os comerciantes realizaram uma manifestação e fecharam a ponte que dá acesso ao município, reivindicando que a construção de uma obra recém-anunciada pela gestão municipal não inviabilize um projeto antigo e muito esperado pela comunidade: a construção de uma Orla que vai permitir a realocação dos bares. “A Associação de Proprietários de Bares e Restaurantes da Praia da Costa conseguiu um projeto para uma Orla e para a construção de 14 bares naquele local. Já tivemos várias audiências, desde 2006 estamos brigando para conseguir esse espaço e sair do local de preservação.

Conseguimos uma ordem judicial para que os bares possam ser construídos com recursos que estão sendo arrecadados pela própria associação”, disse o presidente da entidade, Marcos Cabral. Atualmente, os bares da Praia da Costa ocupam terreno de marinha – área da União – e dessa forma, vão de encontro ao limite praia-mar determinado pela legislação. Por conta disso, a construção de uma Orla que permita que os bares estejam em um local adequado é essencial, segundo os comerciantes.

No entanto, recentemente a Prefeitura de Barra dos Coqueiros anunciou a construção de uma “Praça do Turista” no mesmo local destinado à construção da Orla para os bares. “Fomos surpreendidos com o projeto de uma Praça do Turista pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros. A antiga administração estava nos apoiando, tinha feito um acordo dizendo que ia fazer junto com a população essa Orla. A Prefeitura ia fazer o saneamento básico e a associação ia construir os bares. Nessa campanha, cedemos o projeto para o atual prefeito Alberto Macedo, e ficou acordado que ele iria também apoiar a associação na construção dessa Orla, mas ele apresentou esse projeto para fazer a Praça do Turista, e isso vai inviabilizar a Orla”, explicou Marcos.

Para os comerciantes e moradores locais, o projeto da construção da Orla, significa muito mais do que um caminho para adequar os estabelecimentos com a lei, mas também uma forma de valorizar um dos maiores cartões postais da Barra dos Coqueiros. “Queremos infraestrutura para a praia, iluminação pública, pois tinha iluminação aqui, mas eles tiraram e não colocaram mais. A praia fica abandonada pela noite e, queira ou não queira, é um ponto turístico, e tem muitos condomínios ao redor. Não tem iluminação e não tem segurança, não tem um posto da polícia aqui, não tem nada na praia, por isso reivindicamos a Orla”, clamou o comerciante Alisson.

RESULTADO DA MANIFESTAÇÃO
Após a manifestação dos donos de bares, os secretários municipais da Barra dos Coqueiros apresentaram as plantas da obra da Praça do Turista aos representantes da Associação de Proprietários de Bares e Restaurantes da Praia da Costa. Na oportunidade, foi argumentado que não há nenhuma interferência de um projeto no outro. “Vamos ter uma reunião no local para ver como a praça pode se adequar ao nosso projeto, vamos delimitar os locais. Foi protocolada uma carta compromisso para que o prefeito possa assinar e garantir que não vai inviabilizar o nosso projeto. E, caso ele não venha assinar essa carta, vai confirmar que ele não tem compromisso com a associação e com os moradores da Praia da Costa”, finalizou o presidente Marcos Cabral.

Por meio de nota, a assessoria de Comunicação da Prefeitura da Barra dos Coqueiros informou que o prefeito Alberto Macedo considerou injusta e incoerente a manifestação da última segunda-feira, 24, quando os representantes da Associação dos Proprietários de Bares e Restaurantes da Praia da Costa fecharam a ponte Construtor João Alves. Segundo a gestão, até este dia, a Associação não havia solicitado oficialmente reunião para questionar a localidade da nova praça ou para discutir sobre a melhor forma de implantação do projeto para a realocação dos 14 bares que estão em área da União, que já fora apresentado como alternativa para resolver demanda que tramita na 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Sergipe. “Mesmo sem agendamento prévio e ataques durante a manifestação, o prefeito recebeu os representantes na mesma manhã do ato de protesto. A reunião ocorreu no seu gabinete e contou com a participação de alguns secretários municipais. Apóso esclarecimento das dúvidas iniciais, ficou agendada uma reunião para quarta-feira, dia 26, onde as partes mostraram as plantas das obras e o principal questionamento dos proprietários de bares foi dirimido: a obrada nova praça não inviabiliza a futura obra de realocação dos bares na localidade. E para que nãoreste nenhuma dúvida, os secretários agendaram um encontro in loco na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro”, informou.

Ainda de acordo com a prefeitura, após a explicação do projeto sobre a obra da praça, os representantes da Associação de Bares da Praia da Costa reconheceram a obra como um ganho para aquela área. E também informaram que existem quatro instituições (duascervejarias e dois bancos) interessadas em investir no projeto de realocação dos novos bares e da Orla da Praia da Costa. Segundo o presidente da Associação, Marcos Cabral, os possíveis investidores só irão participar das reuniões sobre a obra quando sair a licença provisória. Por fim, a gestão ressaltou que, visando atender às solicitações dos moradores, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros iniciou a construção da Praça do Turista.

Localizada no fundo do Alphaville Beach Club, a praça terá formato de timão e um monumento representando o tototó em tamanho real. O projeto prevê ainda a construção de quiosques, bancos, estacionamento, além da urbanização e arborização da área. A obra da Praça do Turista está sendo executada com recursos do Governo Federal – via Ministério do Turismo –, assegurados através de emenda federal ao Orçamento da União, além de verba da própria Prefeitura da Barra.