21/11/2022 as 13:17

MUNICÍPIOS SERGIPANOS

Programa Mão Amiga Laranja entrega cartões a novos beneficiários

Período de entrega é de 22 a 30 de novembro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

De 22 a 30 de novembro, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), realizará a entrega de cartões do programa Mão Amiga Laranja a novos beneficiários de 14 municípios sergipanos. Os trabalhadores rurais da colheita da laranja receberão R$ 1 mil, divididos pelos quatro meses de entressafra do cultivo, de novembro a março. O pagamento da primeira parcela está previsto para 30 de novembro.

Nesta edição 2022/2023 do Mão Amiga Laranja, são contemplados 5 mil trabalhadores rurais da colheita da laranja (3.650 antigos e 1.350 novos) em 14 municípios: Cristinápolis, Umbaúba, Estância, Santa Luzia, Boquim, Arauá, Riachão, Itabaianinha, Tomar do Geru, Pedrinhas, Salgado, Lagarto, Itaporanga e Indiaroba. O investimento total do governo nesta edição será de R$ 5 milhões, por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep).

Sobre o programa
O programa Mão Amiga foi criado em 2009 pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e secretarias municipais de Assistência Social.

O programa surgiu com o intuito de mitigar os efeitos socioeconômicos decorrentes da entressafra do cultivo – que na cultura da laranja abrange os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro – período em que a colheita fica suspensa, comprometendo assim a renda dos catadores. Além da vertente “Laranja”, o programa estadual Mão Amiga também possui as vertentes “Cana” e “Pró-Sertão Bacia Leiteira".

Confira os dias, horários e locais de entrega dos novos cartões Mão Amiga Laranja:

• 22/11 (terça), às 8h: Cristinápolis (Parque João Alves Filho - BR 101); e Umbaúba (Ginásio de Esportes do SESI).

• 23/11 (quarta), às 8h: Estância (Emdagro); e Santa Luzia (Centro dos Idosos).

• 24/11 (quinta), às 8h: Boquim (auditório da Emdagro); e Arauá (CQP - Centro De Qualificação de Professores).

• 25/11 (sexta), às 8h: Riachão (Associação Povoado Vivaldo); e Itabaianinha (Acre Clube).

• 28/11 (segunda), às 8h: Tomar do Geru (Clube Municipal); e Pedrinhas (CRAS - Av Jose Vieira D’avila, 90).

• 29/11 (terça), às 8h: Salgado (Sindicato dos Trabalhadores Rurais); e Lagarto (também no Sindicato dos Trabalhadores Rurais).

• 30/11 (quarta): Itaporanga e Indiaroba (abrir conta, receber cartão e senha diretamente na agência do Banese)

 

Fonte: Governo de Sergipe