20/11/2023 as 08:59
TRANSPORTEO deputado estadual Paulo Júnior comemorou a conquista, mas cobrou subsídio.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristóvão) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros) e o governador Fábio Mitidieri realizaram, na última segunda-feira, 13, a instalação do consórcio metropolitano do transporte público coletivo da Grande Aracaju. Reunidos na sede da Prefeitura de Aracaju, os gestores promoveram a assembleia inaugural da autarquia, que visa assegurar a melhoria do transporte público na capital e na região metropolitana.
O próximo passo será a licitação do transporte, prevista para março de 2024. O consórcio, que é formado pelos quatro municípios e pelo Governo de Sergipe, levará à criação de uma entidade pública que definirá o formato do sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Aracaju e as obrigações de cada ente na gestão do serviço.
A administração será de competência da Prefeitura de Aracaju, por ser a capital e a mais populosa entre as quatro cidades, e todas as discussões serão conduzidas de forma coletiva. Criado o consórcio, será publicado, em breve, o edital para a licitação do transporte coletivo, instrumento que representa um importante avanço para esses quatro municípios, como destacou o prefeito Edvaldo. “Essa é uma grande vitória. Estamos instalando, oficialmente, o consórcio do transporte coletivo da Grande Aracaju e, a partir dele, tomaremos medidas muito importantes que trarão resultados para o presente e futuro do transporte coletivo das nossas cidades. Nesta primeira assembleia, discutimos as questões, as deficiências, os problemas existentes no sistema e marcamos uma nova reunião extraordinária já para o dia 22 de novembro, às 17 horas, para que possamos apresentar as primeiras soluções mais imediatas. Será nesta reunião que oficializaremos as propostas para a melhoria do transporte público da região metropolitana”, afirmou o prefeito da capital.
Defensor do Consórcio Público e da licitação para o transporte público da Grande Aracaju, o deputado estadual Paulo Júnior usou o pequeno expediente da última terça-feira, 14, para comentar o anúncio sobre a oficialização do Consórcio de transporte público na Grande Aracaju. “Meu mandato sempre defendeu o Consórcio e a licitação para o transporte público. Realizamos audiência pública sobre o tema, envolvendo os municípios e a sociedade.
Os prefeitos e o governador lançaram oficialmente o Consórcio e foi anunciada uma reunião para 22 de novembro e outra para dezembro, quando será apresentado relatório sobre a situação do transporte na região”, disse. Membro da comissão de Transportes da Assembleia, Paulo afirmou que os problemas precisam ser discutidos com celeridade. “É pneu voando enquanto os ônibus estão circulando. Estou satisfeito com o anúncio, mas é preciso debater a licitação e o aporte de subsídio, porque essa conta não pode ser rateada apenas pelos municípios”, alertou o deputado.
HISTÓRICO
As discussões para a instalação do consórcio foram iniciadas ainda em 2018, quando foi realizada a primeira reunião entre os prefeitos das quatro cidades, originando, entre as medidas estabelecidas, a formação de uma comissão com representantes dos municípios para o estudo das leis existentes, com a finalidade de se chegar a um resultado que fosse benéfico às quatro cidades. Ao longo de 2019, o grupo voltou a se reunir, por diversas vezes, para avançar nas discussões para a instalação do consórcio.
Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as discussões precisaram ser suspensas parao enfrentamento ao períodopandêmico. Passada a fase de combate à pandemia, em 2022,a Prefeitura de Aracaju, quelidera o processo, contratoua Associação Nacional deTransporte Coletivo (ANTP)para a prestação de consultoria especializada, com a finalidade traçar um diagnósticopreciso do sistema de transporte público que abrange aGrande Aracaju. Para a contratação dessa consultoria,a gestão da capital investiuR$1,9 milhão.
No último dia 9 de outubro,os gestores de Aracaju, SãoCristóvão, Barra dos Coqueirose Nossa Senhora do Socorrovoltaram a se reunir para estabelecer um cronograma deagendas. E já no dia 11 daquele mês, os prefeitos da GrandeAracaju, a convite do prefeitoEdvaldo Nogueira, participaram de um uma nova reunião,na qual foram apresentados osresultados da consultoria realizada pela ANTP