07/01/2019 as 17:46

Irregularidade

Celulares irregulares recebem alerta de bloqueio a partir de hoje

Os aparelhos serão bloqueados a partir do dia 24 de março

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Celulares irregulares recebem alerta de bloqueio a partir de hojeFoto: Divulgação

A partir de hoje, 7, mensagens de alerta de bloqueio serão enviadas para celulares irregulares em Sergipe e mais 14 estados. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vale apenas para celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir de 07/01/2018, não prejudicando as pessoas que adquiram aparelhos considerados irregulares anteriormente.

 

Os aparelhos serão bloqueados a partir do dia 24 de março. Nesses estados, quem ativar um celular irregular nas redes das prestadoras móveis receberá, em até 24h, a mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”. Todas as mensagens são enviadas pelo número 2828.

 

O celular irregular significa o que não tem o selo da Anatel indicando a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras. O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual.

De acordo com a Anatel, um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários. Os celulares irregulares também podem atrapalhar os sistemas de comunicação.

 

No Portal da Anatel é possível verificar se o celular está legal ou se apresenta irregularidades. Antes, é preciso ter o número do código IMEI para saber se há algum registro de impedimento no aparelho. O código é composto por 15 números utilizado internacionalmente que permite identificar a marca e modelo do aparelho. Ao efetuar a compra de um aparelho, também é possível descobrir se o seu celular tem a certificação da Anatel discando *#06# e comparando o número com o IMEI da nota fiscal.