22/08/2019 as 20:04

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência debate questões da inclusão

Representante da Apae - Aracaju está no evento buscando recursos para associação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

De 21 a 28 de agosto é a Semana Nacional da Pessoa com Deciência. A maior mobilização do país sobre a inclusão, visa abrir os olhos da sociedade para as necessidades e questões relacionadas à integração social.

Este ano, o evento tem como tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas da implementação das políticas públicas”. O objetivo é ressaltar a importância da integração familiar na vida das pessoas com deficiência para um ambiente favorável que propicie o desenvolvimento. As ações são desenvolvidas pela APAE BRASIL - Federação Nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Representando a APAE-Aracaju, o presidente da associação, Max Guimarães, está em Brasília e deve continuar pela capital federal até o fim da semana, para buscar recursos através de emendas parlamentares. “Estive em algumas reuniões com representantes sergipanos na Câmara Federal durante esses dias, buscando emendas parlamentares em prol da luta das pessoas com deficiência. Numa semana como essa, onde o foco é debater o assunto e conscientizar a sociedade, estamos ainda mais focados na busca da inclusão”, afirmou Max, que também visitou o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana.

A assistente social Isaildes Mayra ressaltou o papel do governo e da sociedade em relação às medidas de atenção que devem ser tomadas. “É um momento importante de mobilização e sensibilização da sociedade, do governo, pois possibilita a discussão sobre a pessoa com deficiência e suas famílias, suas demandas, desejos e necessidades, seus direitos. Entendendo que a partir do momento que damos voz, possibilitamos que os mesmos sejam protagonistas, sejam parte ativa no processo”, concluiu.