30/01/2020 as 15:01

BATEU O MARTELO

Regina Duarte diz sim a Bolsonaro

Em seguida, a atriz comemorou a decisão em bar de hotel

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Depois de uma terceira reunião com o presidente Jair Bolsonaro, a atriz Regina Duarte, 72, aceitou o convite para ser secretária especial da Cultura.

"Sim, só que agora vão correr os proclamas antes do casamento", disse ela ao deixar o Palácio do Planalto no início da noite nesta quarta-feira (29).

Na sequência, o Ministério do Turismo, pasta à qual Cultura é subordinada, divulgou uma nota confirmando a atriz no cargo.

"Regina Duarte é a nova secretária Especial da Cultura. O convite feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi aceito nesta quarta-feira (29). Desta forma, a atriz passa a responder pela secretaria responsável pelo desenvolvimento das políticas culturais do país."

Em comunicado, o Palácio do Planalto usou uma analogia a casamento para tratar do tema, mas disse apenas que havia um avanço em nova fase de noivado entre a artista e o presidente. "O presidente Jair Bolsonaro esteve na tarde desta quarta-feira, 29, com a atriz Regina Duarte, no Palácio do Planalto. Ambos consideram, neste momento, o avanço de uma nova fase do noivado, com trâmites preparatórios oficiais para o casamento", diz nota oficial da Presidência da República.

Ao chegar ao Palácio da Alvorada na noite desta quarta, Bolsonaro também fez suspense. "Estamos na fase dos proclamas", disse, brincando com jornalistas se eles conheciam a terminologia, usada para a fase de entrada de documentos em um cartório para o casamento no civil. 

"Está tudo certo, está caminhando, ela está acertando as questões pessoais dela", afirmou, completando que ainda não há prazo para que Regina assuma o cargo.

Após dez dias de "noivado", a atriz chegou a Brasília no início da tarde desta quarta para a terceira e definitiva conversa com Bolsonaro sobre sua ida para o governo. 

Ela assume a pasta após a demissão de Roberto Alvim, que foi demitido por Bolsonaro após publicar um vídeo em que parafraseia um ministro da Alemanha nazista.

A artista foi convidada em 17 de janeiro, mas levou dez dias para aceitar a proposta. Desde o primeiro encontro com o presidente, no dia 20, ela dizia que estava em um  noivado e em fase de testes.

Além de Bolsonaro, Regina se reuniu nesta quarta com os ministros Paulo Guedes (Economia), Sergio Moro (Justiça) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo).

"Trata-se de um reforço do mais alto nível para compor o time do governo federal. Turismo e Cultura são atividades com uma forte sinergia que mostram ao mundo o que o Brasil tem de melhor, além de terem um alto potencial de geração de emprego e renda em nosso país e é sob essa perspectiva que trabalharemos fortemente e tendo essa importante parceira em nossa equipe", diz nota assinada pelo ministro do Turismo.

|Fonte: Folha de São Paulo

||Foto: Divulgação