08/02/2021 as 16:52

EDUCAÇÃO

Abstenção do Enem digital foi de 71,3%, segundo o Inep

Quem compareceu às provas já pode consultar os cadernos de questões

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

Aposta do Ministério da Educação para reformular o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a versão digital da avaliação aplicada pelo segundo dia ontem, 07, registrou uma abstenção total de 71,3%. Eram esperados 93.079 inscritos, mas apenas 26.709 compareceram no último dia de aplicação para resolver as questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

O balanço foi apresentado também ontem, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Embora o número de faltas tenha sido alto, o presidente do órgão Alexandre Lopes considerou como “normal”. Ele ainda confirmou que a versão digital da prova deve ser ampliada nas próximas edições, pois, segundo ele, o modelo “traz uma agilidade muito grande em todos os aspectos que envolvem a aplicação”.

O cronograma da edição de 2021 não deve ser alterado, assim, o planejamento mantém como data das aplicações para o mês de novembro, em que o Enem ocorria antes da pandemia, ou dezembro, de acordo com Lopes.

Quem compareceu às provas já pode consultar os cadernos de questões. Os materiais estão disponíveis no portal do Inep, para consulta e download. Já os gabaritos serão divulgados na próxima quarta-feira (10).

Reaplicação

De acordo com o Inep, 146 inscritos solicitaram reaplicação do segundo dia de provas, por terem apresentado doenças infectocontagiosas. No total, 76 solicitações foram deferidas e 70 indeferidas. Considerando os dois dias de aplicação do Enem Digital, 320 pedidos foram feitos e, no total, o Inep aceitou 194.

Inscritos que apresentaram sintomas de Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, na véspera (após as 12h de sábado) ou no dia da prova, também poderão solicitar a reaplicação. A solicitação deverá ser feita na Página do Participante, a partir desta segunda-feira (8) até a próxima sexta-feira (12). O mesmo prazo vale para estudantes prejudicados por problemas logísticos.

Os casos serão analisados, individualmente, pelo Inep. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada na Página do Participante. Os resultados dos pedidos de replicação das duas versões do exame (impressa e digital) estarão disponíveis até 15 de fevereiro.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil