13/10/2021 as 16:36

EDUCAÇÃO

Projetos inovadores para setores de serviços básicos serão premiados em hackathon

Competição recebe inscrições de estudantes de graduação até o dia 31/10

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Projetos de estudantes com foco em inovação na área de infraestrutura serão premiados na edição de 2021 do Hackathon Star. Podem participar alunos de graduação e do ensino técnico de instituições públicas ou privadas de ensino de todo o Brasil. A competição tem como objetivo estimular ideias que tragam soluções inteligentes para os setores de água, energia e gás. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de outubro.

O evento será realizado em sua maior parte de forma online, sendo assim os inscritos poderão participar de suas residências ou de qualquer outro lugar que desejarem desde que haja acesso à internet. A competição inclui ainda etapas presenciais, sendo de responsabilidade dos participantes o deslocamento. Maiores informações podem ser consultadas no edital de seleção.

O hackathon será transmitido pela EPTV, afiliada da Globo na região de Campinas e São Carlos. Sob a luz da temática "como tornar a cidade mais smart?", serão escolhidos os projetos que terão suas ideias mentoradas por Henrique Costa, membro conselheiro do InverGroup, holding de infraestrutura e utilities, e um time de especialistas que será anunciado no início do show. 

Na programação hackathon, os competidores participarão de atividades variadas, como palestras, dinâmicas e desafios eliminatórios, tendo ao fim a possibilidade de apresentar seus projetos para grandes empresários do mercado (denominados mentores).

As cinco equipes vencedoras do programa serão incubadas por 1 ano na Start Inver, incubadora do InverGroup, e receberão um investimento a ser definido. Além disso, o primeiro colocado receberá uma premiação de R$ 10 mil reais. A realização busca exemplares que tenham potencial para serem lançados no mercado de inovação.

Os critérios de avaliação para os prêmios terão como base o grau de inovação, o impacto das propostas quanto aos parâmetros de ESG (Ambiente, Social e Governança) e a engenharia frugal — ou seja, serão consideradas as propostas que visam reduzir os custos e os recursos não essenciais do desenvolvimento de bens duráveis. A premiação está prevista para acontecer no dia 05 de fevereiro de 2022.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil