08/11/2021 as 08:31

ESCLARECENDO

Petrobras nega estudo para ser privatizada

Estatal interpela governo para esclarecer notícias sobre venda

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Petrobras nega estudo para ser privatizada

A Petrobras divulgou, nesta sexta-feira (5), um comunicado ao mercado onde afirma que consultou o governo federal para esclarecer notícias divulgadas nos últimos dias sobre uma possível privatização da estatal. Na nota, a companhia diz que, de acordo com os ministérios da Economia e de Minas e Energia, não há estudo, decisão ou recomendação nesse sentido como havia indicado em entrevistas recentes o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A fala institucional da Petrobras vem após duas semanas nas quais o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, e seu ministro, Paulo Guedes, levantaram o assunto de maneira espontânea em falas públicas. “O ideal, falei com o Paulo Guedes, é nós partirmos para privatizar a Petrobras”, disse Bolsonaro na última segunda-feira (1º), após reunião do G20 na Itália. Já Paulo Guedes confirmou que tratou do tema em um evento junto a Jair Bolsonaro no final de outubro e deu por certa a intenção de privatizar a estatal. “E se daqui a 20 anos o mundo todo migrar para a energia elétrica, hidrogênio, nêutron, energia nuclear e o fóssil for abandonado?”, questionou Guedes, “a Petrobras vai valer zero daqui a 30 anos.”

Nota da Petrobrás
Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2021 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, esclarece que em razão de notícias divulgadas na mídia nos últimos dias, consultou o seu acionista controlador sobre a existência de informações que devessem ser divulgados ao mercado, nos termos da Resolução CVM 44/2021.

Em comunicação encaminhada em 03/11/2021, o Ministério das Minas e Energia (MME) respondeu à consulta afirmando não ter conhecimento da existência de qualquer decisão, ato ou fato relevante da União Federal que deva ser comunicado à Petrobras para subsequente divulgação ao mercado. Já na data de ontem, o Ministério da Economia (ME) encaminhou comunicação formal informando não haver fato relevante a ser comunicado ao mercado pela União neste momento ou recomendação de inclusão da desestatização da Petrobras no Programa de Parcerias de Investimentos e que não há estudos ou avaliações em curso que tratem do tema no âmbito da Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do ME.