17/07/2017 às 13h17 - Educação

Candidatos fazem as provas dos Exames Supletivos

O gabarito será divulgado na próxima quarta-feira, 19, e o resultado final no dia 18 de agosto.

Com o objetivo de avaliar os conhecimentos necessários para obtenção dos certificados de conclusão dos ensinos de nível fundamental e de nível médio, milhares de candidatos participaram, no último domingo, 16, dos Exames Supletivos, promovidos pela Secretaria de Estado da Educação.

 

Foto: Eugênio Barreto

 

De acordo com a chefe do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), Aldjane Costa, a realização das provas aconteceram com tranquilidade e dentro da normalidade. O gabarito será divulgado na próxima quarta-feira, 19, e o resultado final no dia 18 de agosto.

 

“A Seed está ofertando este exame supletivo para as pessoas que estão com os estudos em atraso. Hoje é uma oportunidade para eles fazem essa aceleração, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio”, afirmou Aldjane Costa.

 

Provas

 

Ao todo, 12.721 candidatos se inscreveram e as provas foram aplicadas nos municípios de Aracaju, Estância, Lagarto, Itabaiana, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Propriá, Gararu e Nossa Senhora da Glória. No mesmo dia também foi aplicada a prova de Redação.

 

O candidato Bruno Monteiro de Jesus, 18, disse que estava preparado para passar. “Estou fazendo o supletivo porque é uma segunda chance de eu adiantar os meus estudos”, disse ele, que pretende futuramente fazer o curso de Direito no ensino superior.

 

Já para Creuza Josefa de Jesus, de 47 anos, essa é a hora de recuperar o tempo perdido; “Eu terminei o primeiro grau, mas não pude concluir o segundo. Agora me surgiu essa oportunidade e estou fazendo o supletivo”, afirmou.

 

Taciane Santos Alves fez o supletivo já de olho no mercado de trabalho. “Estou fazendo para poder concluir o ensino fundamental e ter mais chance de conseguir um emprego, pois hoje em dia o mercado está mais exigente e é preciso ter uma boa escolaridade”, declarou ela, que sonha estudar Medicina. 

 

Cronograma

 

O cronograma de execução para a realização dos Exames Supletivos 2017 estabelece o seguinte calendário:

 

- 06 a 16/07/2017 - Retirada do Cartão identificando o local de prova no Portal do Supletivo

- 16/07/2017 - Realização da prova

- 19/07/2017 - Divulgação do Gabarito da prova

- 11/08/2017 - Divulgação do Resultado Provisório da prova

- 14 e 15/08/2017 - Recebimento dos Recursos da prova

- 16 e 17/08/2017 - Análise dos Recursos

- 18/08/2017 - Resultado final da prova

Comentários

comments powered by Disqus