09/08/2017 às 13h58 - Saúde

A SES está capacitando 150 profissionais da saúde

Médicos e enfermeiros da Rede de Urgência e Emergência de Sergipe se capacitam em politraumatizado.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa), está capacitando 150 profissionais médicos e enfermeiros da Rede de Urgência e Emergência de Sergipe. A atualização é em Atenção ao Paciente Politraumatizado, que é a vítima de múltiplas lesões provocadas por causas externas.

 

Foto: Funesa

 

De acordo com Kenya Idamara Mendonça da Nóbrega, da Coordenação de Educação Permanente da Funesa e a técnica responsável pela ação, a última turma do curso está em andamento. “Dividimos em três turmas de 50 integrantes. Na próxima semana estaremos finalizando a capacitação, que está sendo muito bem avaliada pelos participantes”, afirma.

 

Na visão de Kenya, o trabalho da Funesa é extremamente importante para a qualificação dos profissionais do SUS. “Assim eles podem prestar um melhor serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde. E a Funesa é uma grande protagonista nessa qualificação, que é fruto do trabalho de Educação Permanente que a Fundação vem realizando há quase dez anos em Sergipe”, comemora.

 

A avaliação positiva também é feita por George Queiroz, médico da Rede Estadual de Saúde. “Nós já vimos aqui, de maneira teórica e prática, a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, como técnicas de imobilização, prancheamento, o transporte desse paciente, as principais lesões que ocorrem, crânio, coluna cervical, tórax, abdômen, membros, e qual a conduta a ser tomada”, explica.

 

 

Para a capacitação ter resultados satisfatórios, os facilitadores utilizam equipamentos e aparelhos comuns ao ambiente da urgência e emergência, bem como bonecos e próteses para auxiliar nas atividades práticas do curso, que está sendo realizado no auditório da Funesa, em Aracaju.

 

Ascom Funesa

Comentários

comments powered by Disqus