seta anterior

Anterior

Em Viena

21/05/2013 às 10h00 - Osmário

Ganha catálogo e documentário

Um catálogo e um documentário retratam um pouco da história dos 53 anos do Museu Histórico de Sergipe (MHS), localizado em São Cristóvão e mantido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

Bolsa-Família
 
1- O Governo de Sergipe gostaria de tranquilizar os beneficiários do programa Bolsa-Família. Em entrevista coletiva concedida na tarde desse domingo, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, assegurou que o programa irá continuar e que os pagamentos do benefício seguirão o calendário já previamente comunicado, sem qualquer alteração. 
 
2- É importante frisar que os usuários recebem calendários individuais somente para evitar uma grande concentração nos bancos ou nas casas lotéricas num único dia. O Governo Federal determinou o início de uma investigação que aponte como surgiu o boato. O ministro da Justiça assegurou que os responsáveis serão punidos. O programa social de transferência de renda beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país. Em Sergipe, são beneficiados 261 mil famílias.

Fortalecimento das redes municipais  
 
1-Os problemas referentes à violência sexual contra criança e adolescente não são nada recentes. Ciente da complexidade do assunto, que requer, necessariamente, o envolvimento de vários setores da sociedade para o seu enfrentamento, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última semana o I Fórum de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Criança e Adolescente. O evento aconteceu no Centro de Artesanato, e contou com a presença de secretários, vereadores e representantes do Conselho Tutelar.
 
2-Durante a abertura, a Secretária Municipal de Assistência Social, Miraci Correa, falou sobre a iniciativa. “Uma das principais finalidades do fórum é o fortalecimento das redes municipais para integrar um conjunto de programas e ações do governo. Devem ser desenvolvidas e aplicadas metodologias de intervenção local capazes de desencadear respostas efetivas para a superação da violação dos direitos da criança e do adolescente”, explicou Miraci.
 
Mendonça Prado (SE) e Onyx Lorenzoni (RS) 
 
O deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) convida os amigos da imprensa sergipana para uma entrevista coletiva com o deputado federal Onyx Lorenzoni (Democratas/RS). O encontro será  hoje, dia 21, a partir das 7h, no Lounge do Quality Hotel, vizinho ao Shopping Riomar, em Aracaju. Ambos, estarão a disposição para falar sobre a atuação do Democratas no Congresso Nacional e as perspectivas da agremiação partidária para o futuro.
 
Presta assistência jurídica e psicossocial na Ação Global
 
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por intermédio do Núcleo de Primeiro Atendimento e Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (Ciaps), disponibilizou uma equipe formada por defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos para fazer atendimento na Ação Global, realizada sábado na Escola de Ensino Fundamental Roberto Simonsen (Sesi), no bairro 18 do Forte. A maior demanda foi relacionada às questões de segunda via de documentos, ações de alimentos, retificação de registro civil, investigação de paternidade e divórcio.
 
Vendas do comércio cresceram 6,3% em Sergipe 
 
1-Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, indicou que as vendas do comércio varejista, em Sergipe, no mês de março deste ano, apresentaram aumento de 6,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
 
2-Entre fevereiro e março deste ano, nos dados com ajuste sazonal (ajuste realizado para uniformizar o período de comparação), observou-se incremento de 2,5% nas vendas do comércio sergipano. No primeiro trimestre do ano, as vendas também apresentaram resultado positivo, com crescimento de 2,8% ante o primeiro trimestre de 2012.

Seminário de Direito Ambiental do MPF/SE
 
1-Já estão abertas as inscrições para o I Seminário de Direito Ambiental do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE). O evento acontece nos dias 4 e 5 de junho na sede da Sociedade Semear - a partir das 8h30. Marca o Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho) e terá como tema “A importância da preservação dos manguezais”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do MPF/SE (www.prse.mpf.gov.br). 
 
2-Durante o seminário, serão apresentados dados sobre a atuação do MPF/SE na área ambiental, principalmente, na conservação dos mangues do Estado. O evento terá também uma palestra sobre licenciamento ambiental em área de mangue à luz do Novo Código Florestal, ministrada pelo procurador da República no Rio Grande do Norte, Fábio Nesi Venzon.
 
“Prefeito não tem apreço pelos servidores”
 
1-Na sessão extraordinária de ontem, o vereador Dr. Emerson Ferreira (PT), declarou que não concorda com a forma que o reajuste salarial dos servidores municipais chegou à Câmara para votação. Na interpretação do parlamentar, a prefeitura deveria ter discutido com as categorias. “Participei de uma reunião com 11 sindicatos, onde as diversas categorias esperavam que fosse aberto um espaço de negociação entre a prefeitura e os sindicatos, mas isso não ocorreu”, disse Dr. Emerson.
 
2-Haverá ainda palestra sobre análise pericial de empreendimentos em manguezais, com o perito da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (4ªCCR) do MPF, o biólogo Clauber Moraes Pachêco. O evento, que conta com o apoio da Sociedade Semear, será realizado na sede da ONG, na rua Vila Cristina, nº 148, em Aracaju, sempre a partir das 8h30. O comparecimento a todo o evento dará direito a certificado de participação de seis horas.
 
Plantio do milho irrigado em Lagarto no Globo Rural 
 
1-O programa Globo Rural, da TV Globo, veiculou para todo o país na manhã desta segunda-feira, 20, uma matéria completa sobre o plantio do milho irrigado em Lagarto. O programa ressaltou ainda que a colheita só será possível através da irrigação por gotejamento fornecida pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).
 
2-Conduzida pela equipe de reportagem da TV Sergipe, o jornalístico mostrou que a produção deve chegar a três milhões de espigas. “Em Sergipe, boa parte do milho verde que vai abastecer as festas de São João deste ano sairá das áreas irrigadas. Otimistas, os agricultores da região centro-sul ampliaram a lavoura “, introduziu a apresentadora do Globo Rural, Cristina Vieira.
 
Sucesso de público e competidores 
 
Com número recorde de inscritos em 11 categorias e um público vibrante, terminou na tarde de domingo, 19, a Primeira Etapa do Campeonato Sergipano de MotoCross do município de Pirambu, que  contou com mais de 160. Sucesso de público e competidores, pode trazer final do campeonato para Pirambu. 
 
Cancela 71 títulos em Sergipe
 
A Justiça Eleitoral cancelou 71 títulos de eleitores sergipanos, que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições. Sendo que três são de Aracaju, um de Itaporanga D’Ajuda e 67 da Barra dos Coqueiros.
 
R$ 3,9 bilhões em caderneta de poupança 
 
Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Banco Central, indicou que os depósitos na caderneta de poupança registrados em Sergipe chegaram a R$ 3,9 bilhões no mês março deste ano. 
 
Aniversário 
 
Nesta terça-feira, 21, as atenções se voltam para Eliane Nunes que comemora idade nova ao lado do amado Carlos Magno. Comemorações deverão acontecer em família.
 
Creche vira depósito de lixo e esconderijo de marginais 
 
O prédio da antiga Creche Tia Vera Siqueira, localizado no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, está abandonado desde de 2004. “A creche foi fechada em 2004 e de lá pra cá ninguém tomou providência em relação ao prédio abandonado, só serve para juntar lixo, escorpião e cobra. Na minha casa mesmo já matei uns três”, diz o morador Silvio José de Almeida.  
 
Garantiu vaga para o mundial
 
A Seleção Juvenil Masculina de Handebol fechou o Campeonato Pan-Americano com a medalha de prata. Na decisão, disputada  sábado (18), em San Cristóbal, na Venezuela, a equipe acabou cedendo a vitória à Argentina, que ficou com o título. A Venezuela ficou com o bronze ao vencer o Chile, por 36 a 29. Os quatro primeiros colocados asseguraram vaga para o Campeonato Mundial, em agosto, na Hungria.
 
Selaram noivado
 
Durante domingo, 19, os jovens Renata Rodrigues e Jeorge Henrique selaram seu noivado na Igreja Bola de Neve Church Aracaju.  O noivado, que contou com a participação dos seus familiares e dos membros da igreja, foi uma noite mágica para os pombinhos. A coluna deseja muitas felicidades ao novo casal da cidade.
 
Ganha catálogo e documentário 
 
Um catálogo e um documentário retratam um pouco da história dos 53 anos do Museu Histórico de Sergipe (MHS), localizado em São Cristóvão e mantido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).  As duas iniciativas de preservação e difusão do conhecimento foram elaboradas a partir da primeira coleção de obras de artes do museu, que teve como curador o renomado artista plástico Jenner Augusto. O catálogo e o documentário foram lançados na última semana durante a realização da 11ª Semana Nacional de Museus. 

Bonequeiras de São Cristóvão expõem na Alese 
 
1-As Bonequeiras de São Cristóvão irão expor hoje, 21, objetos confeccionados pelo grupo, no Espaço Cultural Djenal Queiroz, situado na Assembleia Legislativa de Sergipe, em Aracaju. O convite para expor os produtos foi realizado pela diretoria de Comunicação Social da Alese, através da prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha.
 
2-Esta será a primeira exposição das bonequeiras desde que se uniram, há quase dois anos. “Levaremos cerca de trinta bonecas temáticas (referência aos folguedos folclóricos como Reisado, Caceteiras e Samba de Coco), além de lápis com ponteiras que fazem alusão a estes grupos e os bois do Reisado, em miniaturas”, afirma Maria Lurdes Silva, membro do grupo. O grupo das Bonequeiras de São Cristóvão é formado por 12 mulheres - todas costureiras - e ainda conta com o apoio de outras mulheres da comunidade e da prefeitura da cidade.
 
Recebeu visita de estudantes de Jornalismo 
 
1-Na última quinta-feira, 16, a Biblioteca Clodomir Silva recebeu as estudantes de Jornalismo Géssica Souza e Danúbia Rosa para a pesquisa do trabalho de conclusão de curso sobre Cultura. Na ocasião, um dos entrevistados foi o cordelista sergipano Ronaldo Dória.
 
2- Segundo a coordenadora da unidade da Funcaju, Maria José, a biblioteca está de portas abertas para os estudantes e a comunidade em geral para desenvolverem suas pesquisas. “Aqui é um espaço rico em conhecimento e em cultura. Basta nos procurar e terá uma gama de opções de livros para a construção de seus trabalhos”, destaca.

Comentários

comments powered by Disqus