seta anterior

Anterior

Afastado

seta proxima

Próxima

Vota contra 1

11/08/2017 às 08h42 - Periscópio

Nitinho reeleito

A eleição ocorreu ontem, por volta das 10 horas, com 20 votos favoráveis e quatro abstenções

Por: JornaldaCidade.Net

O vereador Nitinho (PSD) foi reeleito para a Mesa Diretora do biênio 2019 e 2020. A eleição ocorreu ontem, por volta das 10 horas (e não às 15h, como publicado na edição do JC), com 20 votos favoráveis à candidatura e quatro abstenções – Américo de Deus (Rede), Emília Corrêa (PEN), Iran Barbosa (PT) e Kitty Lima (Rede).

 

Sem interferência 1

Na sessão especial que elegeu a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para o biênio 2019-2020, realizada ontem, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) aproveitou a justificativa do seu voto para desmentir boatos de que o Poder Executivo teria influenciado o processo eleitoral. Ele foi categórico ao afirmar que a eleição foi construída de maneira independente pelo Legislativo. 

 

Sem interferência 2

O vereador Isac (PCdoB) também aproveitou a justificativa do seu voto para explicar que a mudança no regimento que permite a antecipação da eleição foi feita na legislatura anterior e que, na época, ninguém apresentou emenda ao artigo 84 da Lei Orgânica da Câmara, que regulamenta a questão. Portanto, concluiu que não se tratou de uma manobra da atual gestão.

 

Dnit

O senador Eduardo Amorim (PSDB) solicitou ao Dnit implementação de uma passarela na BR-235, no trecho entre Nossa Senhora do Socorro e a entrada de Aracaju. Ele também pediu o retorno das obras da BR-101 e a cessão da Estação Ferroviária do Município de Itabaianinha. “Essa duplicação tem mais de 20 anos e os problemas dessa falta de manutenção começam a surgir. O asfalto, por exemplo, está degradado com o aparecimento de buracos e como consequência os acidentes”, disse.

 

Agora é lei 

O governador Jackson Barreto (PMDB) sancionou duas leis do deputado estadual Moritos Matos (Pros), que já foram publicadas no Diário Oficial. A primeira, lei nº 8.255/2017, inclui no calendário cultural de Sergipe o evento Encenação da Paixão de Cristo, que ocorre na Sexta-Feira Santa, no Parque da Cidade. E a segunda lei, de nº 8.256/2017, que estabelece a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, no primeiro dia do mês de janeiro, em Aracaju.

 

Água

O governador Jackson Barreto estará em Canindé de São Francisco hoje para entregar sistemas de dessalinização de água em povoados e assentamentos do município. Os sistemas se inserem no âmbito do Programa Água Doce do Governo Federal e beneficiam 150 famílias, aproximadamente 750 pessoas. Serão entregues dessalinizadores nos assentamentos Mandacaru, 12 de Março e comunidade Caiçara, um investimento de R$ 450 mil.

 

 

PCdoB

A dirigente Nacional do PCdoB, Nádia Campeão (ex-vice-prefeita de São Paulo na gestão do petista Fernando Haddad), participa em Aracaju amanhã da Reunião do Comité Estadual do PCdoB de Sergipe.  O encontro será na sede do Sindicato dos Bancários, das 9h às 17h.

 

Incra

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), engenheiro agrônomo Leonardo Góes, estará hoje em Sergipe para entrega de títulos de propriedade de terra a assentados, anúncio de investimentos imediatos no valor de R$ 2 milhões e visita a assentamentos em três municípios sergipanos. Ele também atenderá a imprensa para conceder informações de ações do órgão no Estado e no Brasil e dirimir dúvidas sobre a política agrária do Governo Federal.

 

MPs 1

Comissões mistas da Câmara dos Deputados e do Senado aprovaram nesta quarta-feira, 9, duas importantes medidas provisórias, aprovadas após articulação bem-sucedida do líder no Congresso Nacional, André Moura (PSC). No caso da MP 776, a renegociação das dívidas com redução de juros e multas e possibilidade de pagamento a partir de janeiro de 2018 sem interferir em outras fontes de receita, garante novo fôlego, sobretudo aos municípios, a maioria em situação falimentar. 

 

MPs 2

Por sua vez, com a MP 778 a certidão de nascimento passará a indicar como local de nascimento da criança o município de residência da mãe, e não onde houve o parto. Para André Moura, a medida é acertada e beneficiará muitas famílias. “Os laços afetivos se desenvolvem nas localidades onde vivem pais e mães. Desta forma, atendemos a um pleito antigo de quem mora numa cidade sem maternidade e precisa dar à luz em outro local”.

 

Repensado 1

“Sergipe precisa ser pensado por todos os segmentos sociais e, acima de tudo, por quem está no comando do Estado”. Com essa declaração, a deputada Maria Mendonça (PP) defendeu o reordenamento estatal diante do cenário adverso apontado pelo Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017, apresentado ontem na Assembleia, após requerimento de sua autoria. 

 

Repensado 2

Os indicadores retratam uma situação classificada por Maria como “extremamente grave”. Para ela, o declínio das finanças públicas, e consequentemente de outros setores da máquina administrativa, decorre da ausência de planejamento estratégico. “Falta planejar Sergipe e a gestão pública para que, de fato, possamos obter indicadores sociais que elevem a autoestima do povo e garanta a qualidade de vida da população”, apontou a deputada.

 

Obras

O governador Jackson Barreto recebeu ontem membros da diretoria da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), dentre eles o presidente Luciano Barreto, para debater a situação das obras públicas do Estado e possíveis formas de melhorar o setor da construção civil em Sergipe. Jackson apresentou o conjunto de obras em andamento e o planejamento que está sendo discutido para ampliar o volume de investimentos realizados pela gestão.

 

Merenda aprovada

Pesquisa realizada com os diretores das 19 escolas municipais de Japaratuba apontou que 90,5% deles estão muito satisfeitos com a alimentação escolar. 68,4% dos diretores responderam ainda que os estudantes estão satisfeitos com a merenda, que foi terceirizada e está sob responsabilidade da empresa VBX Refeições Coletivas – a mesma responsável pela merenda de Aracaju e outros municípios. 

Comentários

comments powered by Disqus