29/03/2018 as 17:01

Mágoa

Jackson Barreto tem exposto sua mágoa em relação aos auditores fiscais

Ele não poupou críticas ao que considerou um posicionamento intransigente e insensível do Sindifisco.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Jackson Barreto tem exposto sua mágoa em relação aos auditores fiscais

Mudança
Além da possibilidade de mudar de sigla já levantada por Belivaldo Chagas (MDB), o deputado estadual Gustinho Ribeiro vem se preparando para deixar o PRP e ir de mala e cuia para o PDT. Segundo as informações que chegaram para esta coluna, Gustinho irá dividir o comando do partido com Fábio Henrique. Vale registrar que os dois são nomes que vão disputar espaço na Câmara de Deputados.

Fafen
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) discursou ontem na tribuna do Senado Federal sobre a situação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) e fez o registro no seu perfil pessoal na rede social. “Fui à tribuna criticar a falta de solução definitiva por parte do governo Temer, que adiou para o dia 31 de outubro o fechamento das fábricas da Fafen em Sergipe e na Bahia”, escreveu.

O governador Jackson Barreto tem exposto sua mágoa em relação aos auditores fiscais do Estado. Não poupou críticas ao que considerou um posicionamento intransigente e insensível do Sindifisco diante do quadro financeiro estadual, explicando que a categoria tem salários acima de R$ 20 mil e cruza os braços reivindicando uma gratificação de mais R$ 4 mil, enquanto parte considerável do funcionalismo recebe baixos salários.

Mágoa 2
JB citou ainda que os auditores lotados em Postos Fiscais trabalham um dia e folgam cinco e com a greve prejudicam ainda mais a arrecadação. “O governo foi sensível ao encaminhar uma lei para a Assembleia Legislativa evitando o fim da categoria, em consequência de uma derrota do Sindifisco na Justiça. Realizaram até um almoço de agradecimento, mas agora entram em greve e ameaçam as finanças do Estado”, externou.

Concursos
Jackson Barreto (MDB) anunciou ontem, durante entrevista no programa de rádio “Fala Sergipe”, que na próxima terça-feira, 3, irá assinar a autorização para publicação dos editais dos concursos dos agentes prisionais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Serão 300 vagas para soldados da PM e 30 para aspirante; 200 vagas para bombeiro e 12 para aspirante; e cem para guarda prisional.

Proinveste
A afirmação do governador Jackson Barreto de que os recursos do Proinveste foram usados irregularmente para pagamento de salários de servidores respinga nos secretários da Fazenda interino, Oliveira Júnior, e de Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Vai com Mendonça?
Ninguém estranhe se o senador Antônio Carlos Valadares puxar o seu PSB para uma aliança com o DEM de Mendonça Prado. Há rejeições a ele, ao MDB de Jackson Barreto e ao PSC de André Moura.

Em outro mundo 1
Na edição de ontem, esta coluna registrou o comentário do presidente da Câmara, vereador Nitinho (PSD), que elogiou a atuação de Almeida Lima no comando da Secretaria Estadual da Saúde. Contudo, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), em tom irônico, discordou apontando que os pontos positivos citados por Nitinho não condizem com a realidade.

Presídios 1
O presidente da OAB, Henri Clay, entregou um relatório para a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) relatando o cenário do sistema prisional e a situação da segurança pública em Sergipe. No material, a OAB indicou a superlotação como principal problema a ser enfrentado. Em resposta ao conteúdo, a Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) emitiu nota dizendo que procurou instituições para somar os esforços na causa.

Presídios 2
Segundo a Sejuc, atualmente os novos presídios sergipanos possuem 5.277 internos, sendo que 2.593 deles estão no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão. Antigamente, o Copemcan, devido à superpopulação, era palco de constantes fugas. “No entanto, a Sejuc já está há um ano e dois meses sem registrar nenhuma fuga em todo o sistema prisional que administra”, expõe a nota.

Presídios 3
Além disso, a Sejuc disse que soa estranha a seguinte declaração do presidente da OAB ao se referir ao Copemcan e ao Presídio Senador Leite Neto: “São presídios que funcionam como bombas-relógio prestes a explodir, com gravíssimas consequências sociais”.

Reunião
O Professor Bittencourt, vereador e o presidente do diretório estadual do PCdoB, acompanhado pelo vereador Isac Silveira (PCdoB), recebeu a visita do empresário Breno Silveira. O encontro foi ontem e pautado no cenário político e o processo eleitoral que se aproxima. Bittencourt avaliou o encontro como positivo e elogiou a juventude e a inteligência de Breno diante das análises do momento político em que o Brasil e Sergipe vivem.

Contesta
O vereador Cabo Amintas (PTB) comentou ontem a ausência de questões pessoais envolvidas na iniciativa. “O vereador Vinicius Porto (DEM) disse a um órgão de imprensa que se sentiu traído pelos colegas vereadores que entraram com uma ação na Justiça pedindo sua saída da CPI do Lixo. De antemão, com todo o respeito que tenho, venho dizer que não tenho nada pessoal contra o vereador”, afirmou.