09/04/2018 as 11:09

Unidade

Governador emite nota sobre a prisão de Lula

O governador Jackson Barreto (MDB) emitiu uma nota sobre a prisão de Lula: ele manifestou solidariedade ao sofrimento do ex-presidente.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Governador emite nota sobre a prisão de LulaFoto: Divulgação

Os comentários nos meios políticos dão conta de que os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB), além do deputado federal André Moura (PSC), vão acabar se entendendo e reafirmando o blocão de oposição para enfrentar Belivaldo Chagas (PSD), Jackson Barreto (PMDB) e seus aliados.

Turismo
Ninguém tem nada de pessoal contra o Ciccinato Júnior, que assumiu o comando da Secretaria de Estado do Turismo em substituição a Fábio Henrique. Contudo, as conversas no segmento dão conta de que seria melhor para todos a escolha de um gestor que conhecesse bem do ramo. A crise se fixou no setor e se faz necessário um bom técnico, um gestor competente para a Sectur.

Crise à vista
Pelo menos três ou quatro personagens do governo de Belivaldo Chagas planejam sair do grupamento justamente em agosto ou setembro. A ideia é abrir uma crise com a campanha em curso.

PSB
O PSB do senador Valadares sofreu um golpe, neste período de janela partidária, perdendo dois prefeitos. Deixaram a sigla a prefeita de Malhador, Elaine de Dedé, e o prefeito de Arauá, Ranulfo. Ambos migraram para o PSC do deputado federal André Moura. Também foi para a oposição o ex-prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, que deixou o PT.

PSC
Já o PSC de André Moura saiu bastante fortalecido: vai para a eleição estadual com a maior bancada na Assembleia Legislativa (seis deputados). Tornou-se ainda a sigla com maior número de prefeitos: são 17 gestores. Hoje existem cerca de 60 prefeitos que frequentam os eventos capitaneados por André. Pelo que dizem, esse é o número de gestores que podem apoiá-lo.

Saldo 1
Dança das cadeiras na oposição: José Carlos Machado e Daniel Fortes chegam ao PPS. A ex-vereadora Daniela Fortes assume o comando do Avante em Sergipe. O PEN ficou sob o comando da vereadora Emília Correia. Bosco Costa deixou o Pros e vai para a oposição, filiado ao PR. Capitão Samuel, que estava apoiando o governo, foi para o PSC.

Saldo 2
O PR, que conta com o deputado federal Adelson Barreto e o deputado estadual Tijoi, será comandado pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Seu filho, Tales, será candidato a deputado estadual, também pelo PR. A vice-prefeita de Itabaianinha, Janier, também foi para o PR. Já o deputado estadual Gustinho Ribeiro, levado por André Moura, filia-se ao Solidariedade.

Posse
Está marcada para este sábado, às 10 horas da manhã, na Assembleia Legislativa, a posse de Belivaldo Chagas (PSD) como governador do Estado. O ex-vice-governador terá agora cerca de três meses para mostrar personalidade frente ao comando do governo e convencer os sergipanos de que merece mais quatro anos para administrar o Estado.

 

Ex é ruim
Ser “ex-autoridade” é uma verdadeira sofrência. Só de sentir o cheirinho da partícula ex muita gente da política pula do barco. O ex-governador Jackson Barreto (MDB) viu isso de perto, nos eventos de inaugurações da reta final do seu governo, que contaram com baixa presença de aliados, deputados, lideranças e presidentes de partidos... Como no amor, na política ninguém quer muita aproximação com ex.

Sem parceria
O deputado André Moura continua taxativo: não há nenhum tipo de entendimento político com o governador Jackson Barreto. Para não deixar dúvidas, ele disse à coluna: “Eu e Jackson sempre fomos adversários políticos, trocamos farpas políticas e fizemos críticas duras um ao outro. Nunca fomos e nunca seremos aliados”. Ele insiste que há apenas uma aliança para trabalhar pelo Estado.

No PSD
O deputado estadual Robson Viana filiou-se ontem ao Partido Social Democrático (PSD). Em um evento realizado à tarde, na sede da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado assinou sua ficha de filiação, acompanhando o vice-governador Belivaldo Chagas, que também ingressou no
partido, ao lado de diversas outras lideranças.

O governador Jackson Barreto (MDB) emitiu uma nota sobre a prisão de Lula: ele manifestou solidariedade ao sofrimento do ex-presidente e disse estar inconformado: “Desde os bancos escolares da saudosa Faculdade de Direito aprendemos que ninguém pode ser preso sem provas, não se traduzindo essa na simples delação de alguém que quer se beneficiar e muito menos na convicção pessoal de um juiz. Ademais, como se não bastasse, não houve sequer o trânsito em julgado da sentença, como prevê a Constituição. No mais, que Deus ajude a desarmar os espíritos, pelo bem do Brasil, acabando com tanta intolerância e ódio”.

O prefeito Edvaldo Nogueira também se manifestou. Ele se disse “consternado” com a medida, destacou as “transformações sociais marcantes” realizadas no país ao longo dos governos do petista e defendeu o cumprimento da pena somente após a última instância. “Respeito a decisão do Supremo Tribunal Federal, mas faço minha ponderação pessoal sobre a necessidade de respeito a dois dos princípios essenciais da Constituição: a presunção de inocência e o cumprimento da pena somente após o trânsito em julgado”.

Centro de criatividade
Neste sábado, às 17h, o Governo do Estado entrega as obras de recuperação do Centro de Criatividade. Uma primeira etapa foi inaugurada em junho de 2017. Na ocasião, foram entregues à população a parte externa e a concha para os festejos juninos. A segunda etapa corresponde à recuperação da área interna do espaço cultural, salas de aula e oficinas, auditório/cine-teatro etc.