02/05/2018 as 09:00

ARTIGOS

Albano Franco convida para lançamento de livro

O lançamento do livro “Artigos globais e outros textos esparsos”, que acontecerá no dia 8 de maio.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Albano Franco convida para lançamento de livro

O ex-governador Albano Franco, membro da Academia Sergipana de Letras, convida amigos para o lançamento do seu livro “Artigos globais e outros textos esparsos”, que acontecerá no dia 8 de maio, às 17 horas, na sede da Confederação Nacional da Indústria (no Aquino’s Bar) em Brasília.


Liderança
Os próprios aliados do senador Eduardo Amorim, pré-candidato a governador pelo PSDB, questionam a sua liderança. Há um zum zum zum no agrupamento sobre ele disputar o Governo de Sergipe em outubro próximo. Há quem defenda abertamente que o candidato seja André Moura. Mas, ainda assim, no mesmo segmento tem gente que acha que isso é inviável, pois entende que ele tem elevada rejeição.

Fará falta?
A decisão do ex-governador Dilson de Agripino de abandonar o bloco governista deve atingir muito a chapa de Belivaldo Chagas (PSD), que passará a contar como apoio do prefeito Diógenes Almeida.

Sem saída
Há uma decisão no grupamento da oposição de que o senador Antônio Carlos Valadares e o deputado federal Valadares Filho ficarão sem opção e retornarão ao bloco comandado pelo senador Eduardo Amorim e o deputado federal André Moura (PSC).

Pagamento
O Governo do Estado anunciou ontem que finaliza o pagamento dos servidores estaduais no próximo dia 12, quando recebem os servidores da Educação que não receberam no dia 28, servidores lotados em demais secretarias, aposentados e pensionistas.

Haja paciência
Ainda faltam alguns meses para a eleição deste ano, mas estão fervilhando de comentários os grupos de whatsapp onde a pauta é política. São 24 horas de debate, onde cada assessor defende seu patrão. Resta saber onde essa turma trabalha para ter tanto tempo dedicado ao bate-papo nas redes sociais. Se algumas repartições públicas proibissem o uso das redes sociais durante o trabalho, é possível que o rendimento de muita gente aumentasse.

90 desistiu
O presidente do Sindicato dos Rodoviários de São Paulo, Valdervan Noventa, desistiu de disputar as eleições para a Câmara Federal, por seu Estado natal, Sergipe. Seu intuito agora é disputar a reeleição para presidente do Sindicato dos Rodoviários. Ele estava em forte pré-campanha e havia se filiado ao PSC do deputado federal André Moura.

Não se entendem
A tuitada de feriado do senador Valadares: “Na hora em que o governador e o secretário da Saúde não se entendem e esticam a corda pra saber quem manda mais, com essa rusga, quem sai perdendo é a população. O governador não tem o direito de colocar em risco a saúde do povo, por não usar de sua autoridade pra nomear quem ele quer”. Mandou o seu recado.

 

Crescendo 1
Todas as unidades federativas do Nordeste obtiveram crescimento real no volume de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), nos três primeiros meses de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017. A região recebeu 52,3% do total do FPE, ou seja, R$ 10,3 bilhões, aumento real de 6,3%.

Crescendo 2
Segundo trabalho do Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas do BNB, Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco receberam 58,7% do FPE destinado ao Nordeste. Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe ficaram com 41,3%. O estudo está disponível no Caderno Diário Econômico, disponível em www.bnb.gov.br/publicacoes-editadas-pelo-etene/.

Acesso à informação 1
Após membros do “Mova-se” buscarem informações no portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Socorro e não terem encontrado, o movimento protocolou uma representação no Ministério Público Estadual para que fosse cumprida a Lei de Acesso à Informação por parte da Câmara, no fornecimento das informações referentes aos contracheques dos servidores ativos, comissionados e subsídios dos vereadores.

Acesso à informação 2
O Ministério Público realizou as diligências referentes ao pedido do Mova-se e constatou que realmente o site da Câmara de Socorro não continha as informações e ajuizou uma ação civil pública por improbidade administrativa contra a presidente da Casa. Agora, finalmente a atualização do Portal da Transparência foi feita, fornecendo toda a folha salarial de todos os membros daquela casa legislativa.


Sem fugas
O sistema peni­tenciário sergipano completou exatamente um ano e dois meses sem fugas no último dia 26 de abril. Essa marca atingida pela Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), levou o titular da pasta, o delegado da Polícia Civil, Cristiano Barreto, a fazer um comunicado a todos os servidores da instituição, dando-lhes parabéns pelo feito. O sistema prisional é composto por nove unidades e com cerca de cinco mil internos.

Multas 1
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu expedir medida cautelar determinando que a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) deposite os valores integrais das multas ambientais em conta específica do Fundo de Defesa do Meio Ambiente de Sergipe (Fundema/SE), e não mais na Conta Única do Estado.

Multas 2
Em processo relatado pela conselheira Susana Azevedo, a Corte constatou o descumprimento da lei que instituiu o Fundema/SE (lei nº 5.360/2004) e da lei estadual nº 5.858, de 22 de março de 2006, que dispõe sobre a Política Estadual do Meio Ambiente. Ambas dizem que os valores oriundos do pagamento das multas ambientais devem ser depositados em conta específica do fundo.