11/05/2018 as 11:10

Abril

Belivaldo Chagas altera data de pagamento

Devem receber hoje todos os servidores lotados nas secretarias estaduais, fundações e empresas públicas, aposentados e pensionistas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Paga todos
O governador Belivaldo Chagas (PSD) alterou a data de pagamento da folha referente ao mês de abril para hoje, dia 11. O pagamento estava previsto para sábado, dia 12. Devem receber hoje todos os servidores lotados nas secretarias estaduais, fundações e empresas públicas, aposentados e pensionistas.

                                                     

 

Terminais
O vereador Américo de Deus (Rede) criticou ontem a situação dos banheiros dos terminais de integração, como o DIA, Atalaia, Rodoviária Nova e Velha, Mercado e Maracaju. “Estão em péssimas condições. Nós pagamos a passagem e nela está embutida a prestação de um serviço de qualidade, tanto nos veículos quanto nos terminais, mas a situação está um descaso total para os cidadãos”, falou.

Contra nepotismo
O vereador Elber Batalha (PSB) cobrou da Mesa Diretora da Câmara de Aracaju que o projeto de lei que visa regulamentar a vedação ao nepotismo na administração pública municipal entre na pauta de votação. “Não estamos fazendo um projeto para atacar gestão A ou B, mas queremos uma lei atemporal, que sirva para todas as gestões, que estirpe esta prática nefasta do poder público”, registrou.

Setor elétrico 1
O deputado federal André Moura (PSC) acompanhou uma comitiva da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) em audiência com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco. Na pauta, a reforma do setor elétrico e tarifas de energia.

Setor elétrico 2
Presente à reunião estava o sergipano Ivan Leite, presidente da Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe), associada à Abradee, que reúne 43 concessionárias de distribuição de energia elétrica - estatais e privadas – atuantes em todas as regiões do país e que juntas são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros.

Setor elétrico 3
Entre as reivindicações apresentadas na audiência, a isonomia das bandeiras tarifárias entre o setor energético tradicional e o de energias alternativas, como a solar e a eólica. De acordo com Ivan Leite, a audiência com Moreira Franco demonstra o empenho que o deputado André tem com Sergipe. “Pudemos expor nossas propostas e pleitos com o apoio de André, que se comprometeu a acompanhar de perto, na pasta, os pedidos de hoje”, afirmou.

Convite
O presidente do Democratas em Sergipe, Mendonça Prado, lança hoje o projeto Democratas Inclusão, que será realizado a partir das 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. “Democratas Inclusão é uma das inovações da nossa gestão e terá como finalidade a formulação de ideias voltadas para a proteção da pessoa com deficiência”, falou.

Escola 1
O prefeito Edvaldo Nogueira entregou à população do Bairro 17 de Março, na manhã de ontem, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Souza de Jesus. Com investimento de R$ 3,4 milhões, a nova unidade de ensino, cujas aulas já começam na próxima semana, abrigará 445 alunos do 1º ao 5º ano. Esta é a segunda escola que Edvaldo inaugura na localidade em um ano.

Escola 2
“A inauguração desta escola é a realização de um sonho e é a retomada de um projeto que eu iniciei no meu mandato anterior, que foi a construção do Bairro 17 de Março. A escola que entregamos hoje aos moradores é uma obra bem feita, moderna, bonita, que não deixa nada a desejar em relação às escolas particulares da cidade. Esta nova escola, a primeira de ensino fundamental do 17 de Março, faz parte do projeto de cidade que queremos, onde as pessoas possam viver com dignidade e ter acesso a serviços públicos de qualidade. É uma cidade com foco no melhor para as pessoas”, definiu o prefeito.


Somese
A Sociedade Médica de Sergipe realizou mais uma edição do “Almoço Somese” e teve como convidado o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ramiro Rockenbach. Ele levou vários temas envolvendo saúde pública para debater no encontro com a classe médica. A complexa relação entre a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o fim do “fura fila” no Sistema Único de Saúde (SUS) e o respeito aos pacientes e profissionais da saúde foram algumas questões abordadas pelo representante do Ministério Público Federal (MPF), na quinta-feira, 10.

Redução de assaltos 1
O primeiro quadrimestre de 2018 registrou uma redução de 49,8% no número de assaltos a ônibus do transporte coletivo da capital e região metropolitana em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado positivo é fruto da parceria e trabalho integrado entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp).

Redução de assaltos 2
De acordo com os dados fornecidos pelo sindicato, enquanto que de janeiro a abril do ano passado foram contabilizados 386 roubos a ônibus em 2018 esse número caiu para 195, representando uma redução equivalente a praticamente a metade da quantidade de investidas criminosas registradas em 2017.

Miséria e fome 1
O vereador Iran Barbosa (PT) lamentou os dados apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2017, realizada pelo IBGE, que revelou: o Nordeste foi a região em que a pobreza mais cresceu. “Entre 2016 e 2017, a pobreza extrema cresceu 11,2% no interior desta região e o número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza extrema aumentou 9,2% nas regiões metropolitanas das nove capitais do Nordeste”, disse Iran.

Miséria e fome 2
Sobre Sergipe, no mesmo período, o Estado teve aumento de 22% de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Entre as capitais do Nordeste, Aracaju ficou em 4º lugar no que concerne ao crescimento de pessoas em extrema pobreza. “As informações evidenciam que o aumento do desemprego que assola o país, bem como a redução do número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família foram os fatores principais para o aumento da extrema pobreza”, afirmou Iran.