15/05/2018 as 09:43

Pré- candidata

Sônia Meire vai disputar o Senado

As nossas pré-candidaturas estão a serviço dessa luta”, contou.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sônia Meire vai disputar o Senado

Ontem, durante o ato dos ocupantes da denominada “Marielle e Anderson”, no terreno localizado no Bairro Coroa do Meio, Sônia Meire confirmou para esta coluna que está como pré-candidata para o Senado nas eleições deste ano. “As nossas pré-candidaturas estão a serviço dessa luta”, contou.


Meia-passagem 1
O Setransp ingressou no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei municipal que garantiu a meia-passagem no transporte coletivo aos domingos, na capital. O Setransp alega que houve dois vícios na tramitação: em primeiro lugar, a lei deveria ser de iniciativa do prefeito, de acordo com a Lei Orgânica (LO) do município.

Meia-passagem 2
Além disso, a LO também prevê que todo projeto que gere gratuidade no transporte público deve explicitar a fonte que garantirá os recursos para viabilizar a gratuidade. O julgamento está pautado para a próxima quarta-feira. A Prefeitura também anunciou que buscará anular a lei na Justiça. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Vereadores e depois foi vetado pelo prefeito. Mas os vereadores derrubaram o veto de Edvaldo Nogueira.

Consórcio
Pode ter havido uma precipitação dos vereadores de Aracaju em aprovar a lei que garante a gratuidade nos ônibus aos domingos. Isso porque já foi criado um consórcio para administrar o transporte público na região metropolitana, mas os vereadores realizaram a modificação sem ouvir os demais municípios. Parece que todos ficarão a reboque da capital.

Espaço na TV
Ontem, durante passagem por Sergipe, o pré-candidato à Presidência da República, Guilherme Boulos, contou que terá um espaço de 20 segundos na televisão durante o período da campanha eleitoral. “A vida é dura. É a campanha do tostão contra o milhão. Vai ser Davi contra Golias”, comentou.

Lá de novo
O senador Antônio Carlos Valadades (PSB), mandando mais uma no Twitter: “Com anúncios ilusórios de verbas para o Nordeste, inclusive para Sergipe, o presidente Temer espera eleger uma forte bancada de senadores e deputados federais comprometidos com seu esquema político. Temer quer protetores no Congresso contra denúncias e aprovar a reforma da Previdência”.

Finisa
Ainda no Twitter, André Moura afirmou: “Se depender do meu mandato, o empréstimo do Finisa para o Governo do Estado sai. O que está como obstáculo é o Tribunal de Contas da União”.

Não incomoda
O deputado federal André Moura (PSC) escreveu na rede social, no seu perfil pessoal do Twitter: “Twittadas não me incomodam. Trabalho de domingo a domingo para trazer bons resultados para Sergipe. Gasto sola de sapato nos gabinetes em busca de recursos e não dentro do gabinete”.

Para boi dormir
Por falar em André, Márcio Macedo disse que a “fala” do deputado federal André Moura de que o governo não quer a hibernação da Fafen é conversa “para boi dormir”. “Eles queriam privatizar a Fafen porque dá lucro. Só não privatizou por conta da manifestação da classe política e a população que resistiu. É um crime privatizar”, disse.

Com Edvaldo 1
O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu ontem, em seu gabinete, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), com os quais foi firmado um acordo em relação às famílias oriundas da ocupação do Bairro Coroa do Meio. Com a presença do dirigente nacional do movimento, Guilherme Boulos, a prefeitura e o MTST acertaram melhorias nas condições do galpão onde as pessoas estão alojadas e a realização de uma nova reunião no próximo dia 23.

Com Edvaldo 2
Ficou definido que a Prefeitura de Aracaju disponibilizará ventiladores e fornecerá água para os ocupantes do galpão. Já para o encontro, que ocorrerá no dia 23 de maio, integrantes do MTST apresentarão sugestões de terrenos públicos e/ou privados (neste caso que tenham dívidas com o Poder Público Municipal e que permitam a realização de dação em pagamento, conforme previsto no Estatuto das Cidades) visando ao atendimento habitacional das famílias oriundas da ocupação.


O vereador Isac (PCdoB) discorda da avaliação da Defesa Civil, de que não há problemas estruturais no prédio antigo do INSS. “Nós temos um monte de dúvidas quanto à estrutura do local, haja vista que não houve nenhuma reforma da parte superior, que era ocupada pelo Dataprev e agora está vazia. O prédio precisa sim de reformas”, falou o vereador.

Sementes 1
O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria da Agricultura, dará continuidade à distribuição de sementes selecionadas de milho a produtores da Agricultura Familiar. As sementes se destinam ao plantio da safra 2018 e serão entregues nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco.

Sementes 2
Serão distribuídas em todo o Estado 247 toneladas de sementes certificadas de milho das variedades catingueiro e BR 106 e 90 toneladas de sementes de milho na variedade crioula. O valor investido na compra das 247 toneladas de milho convencional foi de R$ 1,3 milhões, recursos estaduais do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (Funcep).