04/06/2018 as 09:53

Transporte público

Licitação do transporte público ano que vem

Inclusive, as reuniões do Consórcio Metropolitano de Transporte Público da Grande Aracaju já vêm ocorrendo e a Prefeitura de Aracaju é a gestora do processo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Por falar nisso, vale relembrar que em março deste ano o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) anunciou que a licitação do transporte público dos três municípios tem previsão para ser lançado no próximo ano. Inclusive, as reuniões do Consórcio Metropolitano de Transporte Público da Grande Aracaju já vêm ocorrendo e a Prefeitura de Aracaju é a gestora do processo.

                             

Determinação
Assim como durante as investigações do assassinato do Capitão Oliveira, comandante do Pelotão da Caatinga, o governador Belivaldo Chagas (PSD) determinou que a apuração e a busca pelo culpado do assassinato da sargento Eliana Costa da Silva sejam realizadas de forma imediata.

Luto 1
Inclusive, o governador
destacou o trabalho da militar. “A atuação exemplar da sargento Eliana não será esquecida. Sua família, assim como nosso Estado, deve se orgulhar da importante missão que ela cumpriu. Sergipe está de luto”, ressaltou.


Luto 2
O corpo da sargento da Polícia Militar Eliana Costa da Silva foi velado na Assembleia Legislativa de Sergipe. O presidente da Casa Legislativa estadual, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), cedeu o espaço para o recebimento das honrarias militares necessárias.

Meia-passagem
Um imbróglio jurídico. É assim que dá para resumir o que está ocorrendo com a lei da meia-passagem aos domingos. Está valendo em Aracaju, pois foi publicada no Diário Oficial, mas falta validar em Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Afinal, o serviço de transporte público envolve os três municípios.

Normalizado 1
A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), comunicou ontem que o serviço de transporte público que atende não só a capital mas também a região metropolitana será normalizado a partir deste sábado, 2 de junho, após nove dias circulando com redução na frota por causa da paralisação dos caminhoneiros1 e o consequente desabastecimento.

Normalizado 2
A administração municipal avalia que a decisão de reduzir a quantidade de veículos em 30% nos dias úteis e em 50% no final de semana e feriado foi acertada, já que a população contou com o serviço sem interrupções como foi registrado em outras cidades brasileiras durante a paralisação. A situação foi monitorada diariamente pelo prefeito Edvaldo Nogueira, pela SMTT e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp).


Sem reunião
O Setransp emitiu nota afirmando que não procede a informação que representantes do sindicato tenham se reunido com os vereadores Seu Marcos e Isac Silveira para tratar sobre a validação da meia-passagem aos domingos, muito menos que tal gratuidade já estará em vigor em Aracaju, como eles divulgaram. Afirmou ainda que a divulgação da notícia, que seria inverídica, tem causado tumulto. Com a palavra, os vereadores citados.

Marcha
O deputado federal André Moura (PSC) participou, nesta quinta-feira, 31, da 25ª edição da Marcha Para Jesus em Aracaju. A Avenida Barão de Maruim, no Centro da cidade, parou para receber a comunidade evangélica. Diversas famílias e jovens cantaram e louvaram ao som da banda Dupla Honra e da cantora Nívea Soares. André esteve ao lado do pastor e deputado federal Jony Marcos (PRB), do senador e pré-candidato ao Governo de Sergipe, Eduardo Amorim (PSDB), vereadores e lideranças da capital e do interior.

Sem projeto
A alta sucessiva no preço dos combustíveis e, agora, a crise no abastecimento mostram o quanto a escolha da política brasileira de entrega do seu patrimônio aos grandes investidores estrangeiros comprova a subserviência do país ao capital estrangeiro. A avaliação foi feita pelo deputado federal João Lula Daniel (PT/SE). Para ele, este governo que aí está, após tomar o Palácio do Planalto, não tem projeto. “É um governo a serviço das grandes empresas”, disse, em discurso na Câmara dos Deputados.


No forró 1
O governador Belivaldo Chagas participou, na noite da última quinta-feira da abertura dos festejos juninos dos Município de Areia Branca. O tradicional “São João do Pé no Chão” acontece até o próximo domingo, 3, e será retomado nos dias 23, 24 e 29 de junho, reunindo grande público e diversas atrações locais e nacionais. Muitos políticos vão passar por lá.

No forró 2
O governador também visitou, na noite da quinta-feira, o Município de Capela, onde foi recepcionado pelo líder político Astrogildo da Farmácia. Durante a visita, Belivaldo assistiu às apresentações de bacamarteiros locais, da quadrilha Caprichosos, do grupo de dança Rubis do Agreste, do Município de Nossa Senhora das Dores, e também fez uma rápida visita ao Museu do Mastro – Memorial Sr. Derson. Embora os festejos de Capela aconteçam durante o São Pedro, a abertura as festividades acontecem logo no início do mês de junho, com a tradicional Sarandaia.

Lixo
A mobilização de equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para a coleta domiciliar de lixo continua sendo intensificada. O serviço está prejudicado desde o dia 22, por conta do bloqueio da BR-101, promovido por caminhoneiros, no trecho que dá acesso ao Município de Rosário do Catete, onde está localizado o aterro sanitário, local de destinação final dos resíduos coletados.

Sem desconto
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado Sergipe (Sindpese) denunciou ao Procon que as notas fiscais de compra do diesel pelos postos que chegaram até o sindicato ainda não estavam com o desconto de R$ 0,46 concedido pelo Governo Federal no último dia 30. “Nós recebemos a denúncia do sindicato e ao apresentarem as notas fiscais eles nos comprovaram que a porcentagem imposta pelo Governo Federal não foi atingida”, disse Andrews Matheus, diretor do Procon estadual.