12/09/2018 as 07:53

Cotas

No Senado, Jackson pretende ampliar as cotas raciais em universidades públicas

No Governo do Estado, ele sancionou a lei de número 199/2017, que estabelece a cota de 10% para negros em concursos públicos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pré-candidato
Se lhe perguntarem, ele nega. Mas os amigos bem próximos do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), garantem que ele pretende disputar o Governo de Sergipe em 2022.

Uma sugestão
Quem está trabalhando na campanha eleitoral deve cobrar o seu pagamento antes do encerramento do processo de disputa, ou seja, antes da votação. Muitos candidatos costumam não pagar àqueles que estavam nas ruas pedindo votos.

Comitê
Foi inaugurado ontem, após uma carreata pelo Bairro Cirurgia e redondezas, o comitê central da coligação “Um Novo Governo para Nossa Gente”.

Olhai e vigiai
O leitor (e eleitor) bem sabe que é preciso ter um plano de governo coeso e, ao mesmo tempo, detalhado, para poder se fazer entendido no que pretende executar ao comando do Estado na próxima gestão. Mas quem já teve oportunidade de “passear” pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ter visto “lambança” em algumas propostas de candidatos. Então, para votar, vale ficar atento – olhai e vigiai!

Saúde pública 1
Na edição de ontem, o JC publicou uma matéria sobre o cenário atual da saúde pública no Estado. A situação é alarmante, já que as contas entre Estado, Município e União não estão “batendo”. Para se ter uma ideia, com os serviços “bloqueados” no Nucaar para os atendimentos do interior a demanda no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) aumentou.

Saúde pública 2
E, sendo assim, a despesa diária do Huse já atinge cerca de R$ 1 milhão. O tema foi debatido no Ministério Público Estadual e requer, de fato, uma atenção maior dos gestores, da sociedade civil e dos Poderes.

Errata
Na matéria “Pesquisa aponta liderança dos Valadares”, publicada ontem na página 3 aqui do JORNAL DA CIDADE, houve um erro – e fazemos agora a devida correção.
O candidato ao Senado, Rogério Carvalho, foi registrado com 12,3% das intenções de votos. Na verdade, o percentual correto seria 8,8%. Pedimos desculpas aos leitores.


Agenda
Candidato ao governo pelo PSDB, Eduardo Amorim inicia seu dia amanhã realizando uma panfletagem em frente à Unit da Farolândia. De lá ele segue para gravação do seu programa eleitoral de rádio. Logo após se reúne com núcleos do PSDB. À noite ele irá ao Bairro Santos Dumont, onde se encontra com lideranças.

Publicidade
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) convida a todos para o ato de encaminhamento ao Poder Legislativo do projeto que altera a lei n° 4. 422/2013, que dispõe sobre a publicidade ao ar livre. Também será realizada a solenidade de outorga do decreto que regulamenta a política de resíduos da construção civil em Aracaju. O evento acontece logo mais às 8 horas, no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos.

Cotas 1

Candidato ao Senado, Jackson Barreto (MDB) afirma que possui um histórico de militância por igualdade social. Em Brasília, como senador, ele garante que irá legislar em favor de minorias e por inclusão social, citando que atuará em temas como ampliação das cotas raciais em universidades públicas. No Governo do Estado, ele sancionou a lei de número 199/2017, que estabelece a cota de 10% para negros em concursos públicos.

Cotas 2
“O que nós buscamos com essa lei foi promover inclusão e igualdade de oportunidades. Todos nós somos afrodescendentes e esse país não seria tão belo sem a miscigenação. Eu tenho muito orgulho do meu país e espero que essa lei seja um marco contra qualquer iniciativa de preconceito. Tenho certeza que foi um avanço para Sergipe e que poderei lutar por mais inclusão no Senado”, afirmou o governador.

Em Socorro 1
Governador e candidato à reeleição pela coligação Pra Sergipe Avançar, Belivaldo Chagas (PSD), ao lada de sua companheira de chapa, a candidata a vice-governadora Eliane Aquino (PT), percorreram nesta segunda-feira, 10, à noite, as principais ruas e avenidas do Conjunto Jardim e do Conjunto Parque dos Faróis, residenciais localizados no Município de Nossa Senhora do Socorro.

Em Socorro 2
“Em todos os bairros deste município temos serviços prestados à população. A pavimentação do anel viário do Parque dos Faróis, por exemplo, a concretização de um sonho antigo dos moradores locais, teve a ordem de serviço assinada por mim, à época vice-governador na gestão de Marcelo Déda. Investimos significativamente. Nosso governo nunca faltou a Socorro e por isso por onde passamos recebemos o apoio da comunidade local, que sinaliza aprovação ao meu estilo de governar e dizem sim a Belivaldo e Eliane”, afirmou o governador.

Cooperação

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Ulices Andrade, e o procurador-geral de Justiça, Rony Almeida, assinaram nesta terça-feira, 11, termo de cooperação para realização do projeto ONG Transparente. O objetivo é auxiliar, selecionar e divulgar as entidades não governamentais que dão transparência às suas ações gerenciais e prestações de contas, permitindo o controle social e o controle por resultados pela sociedade.