14/09/2018 as 07:41

Nada definido

Analistas apontam candidaturas de Jackson e André em ritmo de crescimento

No meio político, algumas pessoas chegaram a achar que a corrida para o Senado estaria praticamente definida, com o senador Valadares (PSB).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nada definido 1

No meio político, algumas pessoas chegaram a achar que a corrida para o Senado estaria praticamente definida, com o senador Valadares (PSB) consolidado em primeiro lugar, na busca pela reeleição. Parece que os números favoráveis deixaram até mesmo o próprio senador num ritmo de campanha mais tranquilo, quase de “já ganhou”. Mas não há nada definido.

Nada definido 2
Políticos e analistas que julgavam a eleição como definida acenderam a luz de alerta. Há um crescimento sólido, numa progressão constante, das candidaturas de Jackson Barreto (MDB) e André Moura (PSC). O ritmo de crescimento de ambos pode atropelar o senador Valadares na reta final, garantem os analistas da política sergipana. E há ainda o fator Heleno Silva (PRB), que também vem forte. Não há mesmo nada definido.

Reconhecimento
O trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira no Bairro Santa Maria está sendo reconhecido na Câmara Municipal de Aracaju. O novo vice-líder da situação, Fábio Meireles (PHS), ressaltou, durante seu pronunciamento ontem, a importância da drenagem e pavimentação de 72 ruas no local. Segundo ele, as ações da administração municipal estão mudando a realidade dos moradores, levando esperança de um futuro melhor e garantindo que o poder público os notam e valorizam.

Pagamentos de músicos 1
O vereador Isac (PCdoB) lembrou o projeto de lei de sua autoria que foi vetado pelo Executivo e ainda teve a ratificação do veto no Legislativo. “Quero lembrá-los que hoje completa um ano que o PL 99/2017, que garantia aos artistas locais de receberem seus cachês antes, ou no dia do evento, foi vetado. Isso porque esta Casa não derrubou o veto, com a justificativa de que o histórico do então prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) era de valorizar a cultura sergipana”, disse.


Pagamentos de músicos 2
Isac destacou ainda que muitos músicos sustentam suas famílias com o dinheiro da música, que ainda não foi pago. “O que é que pesa sobre nós que não derrubamos o veto? O que é que pesa sobre aqueles que não votaram contra o veto? Nós estamos falando de pessoas que se alimentam desses cachês. Eu já disse e repito: precisamos fortalecer a legislação que impossibilite os calotes”, registrou.

Praças 1
Além de Isac, o vereador Américo de Deus (Rede) também “puxou a orelha” da gestão de Edvaldo Nogueira (PCdoB). Ontem, o parlamentar voltou a cobrar melhorias e reparos estruturais em praças da capital. “Sei que existem outras necessidades para serem feitas na cidade, mas esses serviços estão paralisados há um tempo”, disse.

Praças 2
No discurso, Américo lembrou a Praça Etelvino Alves de Lima, localizada no Conjunto Santa Tereza. “Esta praça leva o nome do pai de Jackson Barreto. Ela está toda deteriorada. O alambrado já caiu, os bancos estão todos quebrados, uma situação crítica. Já fiz várias cobranças e até agora nada foi feito”, contou, solicitando providência ao presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Agenda
Candidato ao Governo do Estado Mendonça Prado (DEM) tem um dia puxado hoje: inicia a manhã concedendo entrevista ao Jornal da Fan FM, depois segue para entrevista na TV Sergipe. Às 18 horas realiza uma mini carreata com candidatos da sua coligação pelos conjuntos Sol Nascente e Santa Lúcia, em Aracaju. Depois ainda segue para sabatina do site Alô News.

Síndrome da Zika
Ontem, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro entregou kits multissensoriais às mães de crianças diagnosticadas com a síndrome da Zika. Segundo a gestão, o principal objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças, através do estímulo motor e cognitivo.

Trans
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Aracaju elegeu, pela primeira vez em sua história, nesta terça-feira, 12, uma mulher transexual para um cargo da sua mesa diretora. Adriana Lohanna dos Santos foi eleita, por unanimidade, vice-presidente do órgão, que é ligado à Secretaria da Assistência Social da capital. A presidência ficou com a militante Edna Nobre. Ambas ficarão à frente da luta pelas políticas públicas voltadas às mulheres aracajuanas pelos próximos dois anos.

Corrida 1
O prefeito Edvaldo Nogueira lançou a 36ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, em evento realizado ontem. A competição, que já é uma das maiores do Estado, terá novidades em 2019. Além da antecipação do anúncio (seis meses antes), a corrida passará a ser realizada sempre no sábado anterior ao aniversário da capital, deixando assim de acontecer obrigatoriamente no dia 17 de março. No próximo ano a prova ocorrerá em 16 de março.

Corrida 2
Tal medida tem o objetivo de atrair mais corredores de outras cidades e Estados e fomentar o turismo local. “A gente está fazendo a divulgação antecipada, seis meses antes da corrida, e estabelecendo que a partir de 2019 a prova será sempre no sábado anterior ao dia 17 de março, o que facilitará a vinda de atletas de outros Estados, movimentando toda a cadeia do turismo e gerando renda para o município”, afirmou o prefeito.

Cabresto 1
Durante entrevista ao programa “Radiografia”, apresentado por Roosevelt Santana, nesta quinta-feira, 13, a vereadora e defensora pública Emília Corrêa (Patriota), falando sobre sua passagem pelos municípios sergipanos na campanha a deputada federal, chamou atenção para o chamado “voto de cabresto”, ainda muito presente em Sergipe.

Cabresto 2
“Tem lugares que a gente passa que é absurdo, a pessoa manda bilhetinho dizendo: ‘olhe eu vou votar na senhora, mas não diga a ninguém não’. Como assim? Estamos no século XXI em 2018 e ainda temos que conviver com voto de cabresto. Eleitores com medo de expressar o seu direito sagrado em uma democracia que é o voto”, denunciou.