03/10/2018 as 08:14

Ministra

A vice-governadora Eliena Aquino nas eleições

Eliane Aquino, que agora é candidata a vice-governadora, tiver no possível governo de Belivaldo Chagas (PSD) o mesmo espaço que ocupa no programa eleitoral ele será uma verdadeira primeira-ministra.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A vice-governadora Eliena Aquino nas eleições

Morna 1
Ao que parece, o índice de indecisos na eleição do próximo domingo não será tão alto quanto algumas pesquisas apontavam há alguns meses. Ainda assim, nunca se viu uma eleição tão morna nas ruas. Somada aos limites da legislação eleitoral, a descrença nos políticos gera um pleito onde se vê pouca gente na rua pedindo voto, poucos carros e casas com propaganda de candidatos.

Morna 2
Praticamente, só quem está trabalhando nas campanhas e é beneficiado direta ou indiretamente está dando a cara a bater, pedindo votos para seus patrões e amigos. Poucos fogem dessa regra. A eleição está quente mesmo nos grupos de whatsapp, onde assessores e correligionários se digladiam e disseminam propaganda eleitoral, sob o olhar discreto dos demais.

Só Lula
Em Sergipe, praticamente não se vê os candidatos e lideranças partidárias fazendo campanha para os seus presidenciáveis. A exceção é Haddad, que ao lado de Lula é citado diariamente por Belivaldo, Jackson e pela turma do PT. Bolsonaro também é lembrado. Em relação aos demais, parece que não haverá eleição para presidente este ano.

Comentário que rola pelas redes sociais: se a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, que agora é candidata a vice-governadora, tiver no possível governo de Belivaldo Chagas (PSD) o mesmo espaço que ocupa no programa eleitoral ele será uma verdadeira primeira-ministra.

Resultados
A Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo “Resultados”, ferramenta que permite aos cidadãos acompanhar o andamento do processo de totalização das Eleições 2018. A aplicação é uma versão atualizada do “Apuração 2014”. Com o novo app, é possível acompanhar a contagem de votos de todo o Brasil e visualizá-la a partir de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que vão ao segundo turno.

Segurança 1
Na manhã de ontem aconteceu a reunião de planejamento da segurança das eleições com a Guarda Municipal de Aracaju. O encontro, realizado no auditório do TRE-SE, contou com a presença de comandantes e de outros membros da Guarda Municipal, que atuará em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e com a Polícia Federal no apoio às eleições (7 de outubro).

Segurança 2
O objetivo da palestra foi instruir a Guarda Municipal de Aracaju quanto aos procedimentos (em caso de crime eleitoral) relativos à prisão e à apreensão de material. O evento foi uma solicitação da Guarda Municipal de Aracaju ao TRE-SE e reuniu 21 membros responsáveis por setores estratégicos da corporação, como Ouvidoria e Corregedoria da Guarda Municipal. Para o subinspetor Fernando Mendonça, esse foi o momento de sanar todas as dúvidas em relação ao pleito.

CPI encerrada 1
Nem os vereadores de Aracaju estavam sabendo, mas foi encerrado no dia 10 de setembro o prazo para conclusão dos trabalhos da CPI da Saúde. Tudo o que aconteceu depois desta data não teria validade jurídica. A informação foi transmitida pela assessoria jurídica da Câmara de Aracaju.

CPI encerrada 2
O presidente da comissão, vereador Seu Marcos, afirmou que a orientação do setor jurídico da CMA não possui validade alguma, enquanto o líder da oposição, vereador Cabo Amintas, rasgou publicamente o comunicado com o parecer. Aguardando muita confusão para os próximos dias.

Vera Lúcia, candidata à Presidência da República pelo PSTU, vai votar em Aracaju. De acordo com as informações iniciais da assessoria do partido, o horário da votação será às 10h, num colégio no Bairro Coroa do Meio.

Agenda política
Além de vir para Sergipe votar, Vera Lúcia chega na capital amanhã para cumprir o final da agenda política. A candidata deverá realizar uma coletiva de imprensa para fazer o balanço da campanha e reforçar as propostas.

Horário eleitoral
Falando em eleição, o eleitor tem até amanhã para acompanhar as propostas dos candidatos no horário eleitoral da televisão e rádio.

Sem malas
Gente que sabe como funciona o submundo da política estranha que até o momento autoridades não tenham apreendido malas circulando por aí. Apesar de que, segundo a fonte, o dinheiro já estaria circulando há muito tempo.

Trapalhada
O ex-deputado estadual Jorge Araújo disse ontem que “parece brincadeira” a posição da TV Sergipe (afiliada da Rede Globo) de anunciar durante os últimos cinco ou seis dias o debate com os candidatos a governador, divulgar o cancelamento no noticiário do meio-dia do dia 2/10/2018 e no final da tarde confirmar o encontro entre os candidatos, para depois da novela das 21h. “A emissora desmobilizou e até atrapalhou a agenda dos candidatos”, comentou Araújo.