05/10/2018 as 07:54

Vendendo voto

Anúncio de venda de votos são feitos em aplicativo

Anúncios, localizados pela coluna, tinham até tabela.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vendendo voto 1
Que a compra de votos existe, todo mundo sabe – mesmo que as autoridades não tenham flagrado nenhum caso, até agora. Mas na tarde de ontem a coluna localizou dois anúncios de venda de votos no aplicativo OLX, que é utilizado para comercializar quase todo tipo de coisa. Os anúncios tinham até tabela.

Vendendo voto 2
Existiam pelo menos quatro ou cinco anúncios do tipo no aplicativo, sendo que dois deles localizados em Sergipe: um no Município de Socorro e outro em Lagarto. Ambos continham tabela, cobrando R$ 100 para o voto a governador e senador. Outro cobrava R$ 300. A coluna entrou em contato com um dos anunciantes, que informou tratar-se de uma “brincadeira”.

Mulheres
Todo mundo já sabe que as mulheres poderão definir a eleição deste ano. Houve até mobilização contra o candidato Bolsonaro, acusado de machismo. Mas o que não se vê, até agora, são os candidatos apresentando propostas para as mulheres. Há pouco espaço dedicado a elas nos planos de governo e na propaganda eleitoral.

Agenda
O candidato ao governo, Eduardo Amorim (PSDB), mantém hoje agenda no interior do Estado. Ele começa o dia em Campo do Brito, às 7 horas, onde visita a feira da cidade. Depois segue para Japaratuba, reduto eleitoral do seu aliado André Moura (PSC), onde realiza uma carreata. À tarde ele encerra a agenda com uma carreata em Socorro.

CPI da Saúde
O vereador Lucas Aribé (PSB) afirmou ontem, na Câmara de Vereadores, que mais uma vez quem perde é o povo aracajuano com o fim da CPI da Saúde, que, segundo ele, estava num estágio bem avançado. “Na minha opinião, o que ocorreu foi uma falta de comunicação entre a Câmara de Vereadores e os membros da CPI da Saúde”, falou.

Não agrada 1
A nova política precisa ser construída coletivamente. Para a candidata a deputada estadual Niully Campos (PSB), só com esse pensamento, e olhando para as minorias, a política vai atender aos reais anseios da sociedade. Durante evento realizado no PSB com os movimentos sociais, a candidata defendeu que os direitos dessas minorias fossem respeitados.

Não agrada 2
Após todos esses dias de campanha, Niully diz perceber que a população está cansada do que vem sendo mostrado. “A política decide tudo em nossas vidas, não podemos deixá-la nas mãos de quem não se preocupa de verdade com a população. Você tem escolha, temos bons nomes para o governo com Valadares Filho e Silvia Fontes, deputados e senadores que são ficha limpa e querem fazer aquela política necessária para dar dignidade à população”, afirmou.

75 municípios 1
O candidato a deputado federal coronel Rocha (Rede) visitou na última quarta o 75ª município do Estado, fechando assim a sua meta para campanha. Neópolis, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Malhador e Pacatuba foram as últimas cidades visitadas.

75 municípios 2
Nas redes sociais, Rocha, em vídeo, agradeceu e convidou todos a votar em candidatos ficha limpa. “Acredito que é possível fazer campanha sem utilização de recursos públicos, por isso abri mão do fundo partidário e do fundo eleitoral”, e completou: “Gostaria de convidar vocês para no domingo dia 7 comparecer nas urnas e votar certo. É possível mudar, Sergipe tem jeito”.

Incansável

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) afirma que tem sido incansável nestas eleições. O parlamentar tem circulado por toda Aracaju e em alguns municípios do interior junto com seus candidatos. Entre os majoritários, Thiaguinho está buscando voto para o candidato a senador, André Moura (PSC), e para governador, Eduardo Amorim (PSDB). Já entre os deputados, o vereador não cansa de falar sobre Fábio Mitidieri e Maisa Mitidieri, como deputados federal e estadual, respectivamente. 

Sítio 1
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) informa que, a partir das 18 horas de hoje, a página inicial do seu sítio eletrônico sofrerá alterações. Apenas serviços essenciais ficarão disponíveis ao eleitor e aos candidatos, como consulta ao local de votação, consultas referentes a candidaturas, denúncias, orientações aos mesários e divulgação dos resultados das eleições, entre outros.

Sítio 2
Amanhã, véspera das eleições, a partir das 18 horas, como forma de preservar a rede de computadores da Justiça Eleitoral de possíveis tentativas de invasão, será bloqueada toda e qualquer tentativa de acesso à rede interna da Justiça Eleitoral e à internet. Sendo assim, não haverá publicação de matérias, bem como também o serviço de e-mails ficará desabilitado. Esses serviços serão reestabelecidos somente após a realização do pleito.

CPI 1
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), ocupou ontem a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para mais uma vez esclarecer sobre o prazo da CPI da Saúde, que expirou no último dia 10. “Tenho consciência do meu papel nesta Casa. Nunca fui contra a CPI da Saúde, já disse isso aqui, e reafirmo que uma nova pode ser proposta ao Plenário e terá o meu voto”, frisou. Nunca me meti na lama não”, ressaltou.

CPI 2
Rebatendo os pronunciamentos de alguns membros da CPI da Saúde, Nitinho afirmou que em momento algum teve interesse pessoal no término da investigação na área da Saúde do município. “Quando eu disse que a CPI da Saúde está encerrada é porque o Setor Jurídico da Casa disse, e não porque eu quero. O prazo de trabalho da comissão está explícito no ato de instalação da mesma, que era de 90 dias, prorrogável por mais 90 dias”, reforçou.