11/10/2018 as 07:43

Presidência

Jeferson Andrade cogita presidência da Alese

Há dois mandatos, o deputado reeleito responde pela 1ª Secretaria da Mesa da Casa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Votação anulada 1
Candidato a deputado federal “Luizão Dona Tramp” teve exatos 35.732 votos. Já o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, teve 16.316 votos. Os votos dos dois não estão sendo computados, nem para a legenda nem para os partidos que integram.

Votação anulada 2
Em conversa com a coluna, o presidente do TRE, desembargador Ricardo Múcio, explicou que caso uma decisão do TSE declare Sukita elegível, os votos deverão ser recontados, computando como válidos. Isso poderia, em tese, mudar o quociente eleitoral e talvez o quadro dos eleitos.

PDT 1

Deputado federal eleito pelo PDT, Fábio Henrique participou ontem de reunião com a direção nacional da sigla, em que ficou definido que haveria um “apoio crítico” a Haddad. Segundo Fábio, tal apoio vai muito mais no sentido de impedir a vitória de Bolsonaro, cujo programa de governo vai de encontro ao trabalhismo do PDT.

PDT 2
Em Sergipe e no Brasil, o PDT não irá participar de nenhum ato da campanha de Haddad e também descartou integrar um possível governo do petista. “Há um ressentimento muito grande, a avaliação é de que era a vez de Ciro, mas o PT não abriu mão da candidatura, em seu projeto de poder. Ciro tinham mais chances de vencer no segundo turno, mas o PT não avaliou isso”, explicou Fábio.

Na TV Atalaia
E falando em Fábio Henrique, ele ainda está definindo se voltará a apresentar um programa jornalístico na TV Atalaia. “Tivemos uma conversa inicial com a querida TV Atalaia e depois do segundo turno iremos retomar as conversas, provavelmente em outro formato, por conta das minhas atividades em Brasília. Mas pretendo voltar sim para a minha querida TV Atalaia”, falou ele, em conversa com a coluna.

Cassado 1
Na tarde de ontem, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) concluiu o julgamento dos embargos de declaração apresentados por Ademilson Chagas Júnior e Manoel Rodrigues da Silva, prefeito e vice-prefeito do Município de Poço Redondo, e cassou, por maioria, os respectivos mandatos.

Cassado 2
O prefeito e vice-prefeito de Poço Redondo perderam seus mandatos por prática de atos que desequilibraram o pleito de 2016, como a concessão a terceiros de 107 autorizações de abastecimento de combustível no Posto São Jorge, expedidas pelo então candidato Ademilson Chagas Júnior, que alcançou o importe de R$ 22.100,50.

Presidência

Há movimentações no sentido de indicar o deputado estadual reeleito Jeferson Andrade (PSD) para a Presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Andrade há dois mandatos responde pela 1ª Secretaria da Mesa da Casa. Ele já não esconde de ninguém que tem essa pretensão e é estimulado por correligionários e amigos.

Eficiente
Não há dúvidas  de que o marqueteiro político que melhor conhece Sergipe e os sergipanos é Carlos Cauê, que atuou agora na campanha do governador Belivaldo Chagas. Sabe o que faz.

Adesões
Dezenas de candidatos, inclusive eleitos entre eles, estão aderindo à campanha de segundo turno do governador Belivaldo Chagas (PSD). A procura é grande.

Uma mulher
Enquanto na Assembleia Legislativa de Sergipe haverá um acréscimo na quantidade de mulheres (passando de quatro para seis deputadas), no próximo ano a Câmara de Aracaju estará apenas com uma representante feminina: Emília Corrêa (Patriota).

Eleições 2022
Ainda muito distante, mas fala-se hoje como se fosse para amanhã o processo eleitoral de 2022. Um nome sempre citado para o Senado é do deputado federal reeleito Fábio Mitidieri (PSD). Rogério Carvalho (PT) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) são lembrados para o Governo de Sergipe. Todos eles entendem que ainda é cedo para comentar o tema.

Relatório da SES 1
A Secretaria do Estado de Saúde encaminhou relatório do 2º Quadrimestre de 2018 à Assembleia Legislativa de Sergipe. A partir de agora a Casa deverá agendar o dia da audiência pública para a prestação de contas com a sociedade, assim como apresentar execução das ações.

Relatório da SES 2
De acordo com os dados do relatório apresentado pela SES, Sergipe assegurou 11,58% das receitas estaduais para as ações e serviços de saúde, em valor liquidado referente ao período de janeiro a agosto de 2018 no valor de R$ 726. 509.723,93 da execução orçamentária.