23/10/2018 as 08:44

Neutro

Solidariedade decide pela neutralidade no 2º turno

Em Sergipe, o partido é liderado pelo deputado federal eleito Gustinho Ribeiro.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

PGJ 1
Com a participação de 139 membros do Ministério Público de Sergipe, foi realizado na manhã de ontem o pleito para formação da lista com o nome dos candidatos mais votados para o cargo de procurador-geral de Justiça. Disputaram a eleição o promotor de Justiça Manoel Cabral Machado Neto, que obteve o total de 104 votos, e o procurador de Justiça, Eduardo Barreto D’Ávila Fontes, que obteve 58 votos.

PGJ 2
Votaram os integrantes do quadro ativo da carreira do MP, mediante voto obrigatório, secreto e plurinominal – cada eleitor pode votar em mais de um nome. A lista com os nomes dos promotores será encaminhada pelo atual PGJ Rony Almeida ao governador do Estado, que terá 15 dias para anunciar o nome do novo chefe da instituição, para o biênio 2018/2020.

Vantagem
Em conversa com a coluna, o deputado federal reeleito Fábio Mitidieri (PSD) disse que o partido e o grupo de Belivaldo Chagas (PSD) estão tranquilos em relação à eleição. “Estamos administrando a vantagem, mantendo o ritmo de campanha, fazendo caminhadas e carreatas. Belivaldo ganhou a confiança dos sergipanos pelo estilo direto, sincero, de ser e agir”, disse Mitidieri.

Delegados
Questionado sobre o posicionamento dos delegados Daniele Garcia e Alessandro Vieira a favor de Valadares Filho, Mitidieri avaliou como normal. “A delegada manifestou sua posição, é um direito dela. Quanto ao delegado, na condição de homem público que passou a ser, é normal que se posicione, não vejo nada demais”, disse o deputado, ressaltando que ouviu muita gente revoltada com a decisão do delegado de apoiar Valadares Filho. “Muitos eleitores de Belivaldo se sentiram traídos”, falou Mitidieri.

Em trânsito
O eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral no dia do pleito poderá votar em trânsito em dois municípios habilitados em Sergipe: Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Na capital, no Ipesaúde (Rua Campos, 177, Bairro São José) e no Colégio Liceu de Estudos Integrados (Rua Mário Jorge, 34, Bairro Coroa do Meio).

Debate
Hoje, às 18h30, será realizado na TV Atalaia o debate entre os candidatos Belivaldo Chagas (PSD) e Valadares Filho (PSB), que disputam o Governo de Sergipe neste pleito. O encontro será ao vivo com a mediação do jornalista Diego Barros e da jornalista convidada Amália Roeder (Rádio CBN Aracaju). Além deles, irá participar o jornalista Gilvan Fontes.

Neutralidade
Em conversa com esta coluna, Dr. Emerson, presidente do diretório estadual da Rede, disse que os filiados ao partido possuem “independência” no 2º turno. “A decisão tomada pelo partido é de neutralidade. Os filiados estão liberados”, contou.

Cabo Didi 1
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) recebeu ontem em seu gabinete o suplente de vereador Cabo Didi, que assumirá o mandato na Câmara Municipal de Aracaju a partir do próximo ano. No encontro, o gestor municipal apresentou ao futuro parlamentar os projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade e se colocou, desde já, à disposição para discutir ações que contemplem o conjunto Santa Tereza, no qual Didi tem atuação.


Cabo Didi 2
Para o vereador, esta primeira reunião foi “muito proveitosa”. “Foi uma visita. Estou chegando agora, me inteirando, e esta conversa com o prefeito, para conhecer os projetos da prefeitura, foi muito importante”, disse. Adriano Souza Santana, mais conhecido como “Cabo Didi”, é o primeiro suplente do partido Rede. Como a vereadora Kitty Lima se elegeu deputada estadual no pleito deste ano, ele assumirá a vaga que ela deixará na Casa Legislativa Municipal a partir de fevereiro de 2019.

Sem campanha 1
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Sergipe (OAB/SE), Henri Clay Andrade, em entrevista ao Jornal da Fan, garantiu que não se envolverá na campanha eleitoral no segundo turno. Da base aliada do candidato ao Governo do Estado Valadares Filho, Henri Clay concorreu ao Senado Federal pelo PPL e teve quase 110 mil votos – sendo mais de 50 mil em Aracaju.

Sem campanha 2
Ele avaliou a disputa como positiva e disse que como presidente da OAB/SE se dedicará exclusivamente à instituição. “Vou terminar meu mandato em dezembro e não serei mais candidato a nada dentro da Ordem. Voltarei ao pleno exercício da minha profissão”, afirmou Henri Clay que se afastou da presidência no dia 29 de maio para concorrer ao Senado. Henri Clay disse que política foi um ato episódico. “Fui instado pela advocacia, por diversos setores da sociedade para contribuir ao processo de renovação da política”, falou.

Neutro

O Solidariedade, partido liderado em Sergipe pelo deputado federal eleito Gustinho Ribeiro, decidiu pela posição de neutralidade no segundo turno para as eleições no Governo de Sergipe. “Assim, liberamos nossos amigos e amigas, lideranças regionais e comunitárias, em todo o Estado, para votarem na opção que acreditam ser melhor para o futuro de Sergipe”, disse
o deputado.

Apoio
Sobre esses apoios dos filiados à Rede, já se pode observar a declaração escancarada do senador eleito delegado Alessandro Vieira e do deputado estadual reeleito Georgeo Passos ao candidato Valadares Filho (PSB). Enquanto isso, o deputado Matos sinalizou reforço na campanha de Belivaldo Chagas (PSD).

Só flagrante
A partir de hoje, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.