13/11/2018 as 08:14

Foco

Governador reeleito está focado na gestão e no fechamento do exercício financeiro

Belivaldo tem passado muito tempo se debruçando sobre os estudos da reforma administrativa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foco

O governador reeleito Belivaldo Chagas (PSD) está focado na gestão e no fechamento do exercício financeiro – e do mandato. Belivaldo tem passado muito tempo se debruçando sobre os estudos da reforma administrativa que pretende implementar e sobre o fechamento das suas contas.

Não será candidato
A eleição de 2018 nem esfriou e na pauta dos políticos já está o pleito de 2020. Mas em conversa com a coluna, o senador eleito Delegado Alessandro (Rede) afirmou de forma direta: não será candidato em 2020 – mas estará inserido num contexto político, participando de tudo.

Obras
Enquanto isso, as obras realizadas pelo Governo do Estado estão sendo tocadas normalmente. Algumas, com recursos do Proinveste, apresentam bom andamento. A maioria das obras já possui verbas garantidas, pois foram viabilizadas através de convênios. O governo tem feito de tudo para que não haja problemas de continuidade nas ações, na virada desta gestão para a próxima.

Choro
Questionado sobre a indicação do juiz Sérgio Moro para comandar o Ministério da Justiça, Alessandro mostrou simpatia. “É um nome excelente. Você não vai encontrar nenhuma outra pessoa no Brasil que represente tanto o combate à corrupção”, falou o delegado. Sobre as críticas da oposição e em relação à suposta vinculação política de Moro, o senador eleito diz que é tudo “choro de derrotado”.

Superávit
O presidente licenciado da OAB, Henri Clay Andrade, afirma que deixará um grande legado para a história da instituição, ao final da sua gestão: um superávit nas contas. “Agora, com as finanças recuperadas e em condições superavitárias, já é viável reduzir o valor da anuidade e conseguir verbas do Conselho Federal da OAB para avançar nas conquistas e benefícios para a advocacia sergipana”, afirmou.

Cadê a vice?
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, continua preso. Na Câmara Municipal já foram iniciadas as discussões sobre a possível posse da vice-prefeita. Mas o que se questiona mesmo no meio político é porque até o momento a vice ainda não ingressou na Justiça para tomar posse. A falta de interesse em assumir o cargo deixa muita gente curiosa.

Sugestão 1
O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou que pretende extinguir a Secretaria de Segurança Pública e criar, em seu lugar, a Secretaria da Polícia Militar e a Secretaria da Polícia Civil. Ele também vai que garantir aos policiais a inamovibilidade – aquela garantia que juízes e promotores de Justiça possuem, de não serem transferidos. Isso ajudaria a impedir a interferência política na corporação.

Sugestão 2
Quem gostou da proposta e apoiou a ideia foi o Coronel Rocha, que disputou mandato de deputado federal na eleição deste ano. Ele disse que não apresentou a proposta ao governador reeleito porque esse diálogo não foi aberto. Mas ele considera as duas propostas viáveis para Sergipe, “dependendo apenas da vontade política” do governador. Ele ainda criticou o crescimento da violência no Estado, o alto índice de homicídios e o fato de a SSP ter há mais de 15 anos um delegado à frente da pasta.

“Sergipe Mais” 1
Empresários sergipanos estão iniciando o movimento chamado “Sergipe Mais”. Segundo Lincolin Amazonas, um dos idealizadores, o objetivo é valorizar tudo o que é produzido no Estado, estimulando empresários e consumidores a priorizar compras em Sergipe.

“Sergipe Mais” 2
Ele avalia que a iniciativa tem potencial de gerar um ciclo virtuoso, fazendo girar a roda da economia local. Esse hábito também aumentaria a arrecadação estadual – gerando mais recursos para o governo e mais retorno para a sociedade. O movimento já iniciou em conversas com entidades, como o Sebrae e Fecomercio, e já agenda reuniões com a prefeitura e a CDL.

ENTÃO DIGA QUE VALEU....
A deputada estadual eleita, Janier Mota (PR), agradeceu ao povo de Itabaianinha pelos mais de oito mil votos obtidos na cidade, nessas eleições, com uma grande festa, que ficará marcada na memória do município. No último domingo (11), Janier brindou Itabaianinha com um show aberto, em praça pública, do cantor baiano, Bell Marques, ex-vocalista da banda Chiclete com Banana. “Trouxemos Bell para que cantasse a música que marcou a nossa campanha”.

VALEU DEMAIS!

Visivelmente emocionada, e ao lado do esposo, o empresário José Abílio Primo, Janier lembrou que a festa era um compromisso de campanha com a juventude de Itabaianinha, “que merecia comemorar a vitória com a alegria do melhor carnaval”. A festa da vitória de Janier contou com mais de 25 mil pessoas. “O mais importante foi ver a alegria estampada nos rostos das pessoas. Agradeci ao meu anjo e filho Gabriel, pois agora, de fato, entendi que tenho uma missão: cuidar das pessoas, cuidar dos milhares de filhas e filhos do Estado de Sergipe”.

VITÓRIA DO SERTÃO
Um dos principais apoiadores da campanha de Janier no pleito deste ano, o prefeito de Carira, Arodoaldo Chagas, conhecido como Negão (PSC), destacou a importância da eleição de Janier. “A vitória de Janier representa a vitória do povo do sertão de Sergipe, que passará a ter uma voz forte na Alese para lutar por mais investimentos e ações para esta região sofrida”.