16/11/2018 as 08:51

Intimidação

Iran relata que alunos estão acusando professores de doutrinação

Segundo o vereador, tratar de temas curriculares como comunismo, fascismo e ditadura são elementos impossíveis de serem dissociados de qualquer análise histórica responsável.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Desocupação 1
A taxa de desocupação em Sergipe foi de 17,5% no terceiro trimestre de 2018. Apenas o Amapá (18,3%) teve desempenho pior entre as 27 unidades da federação. As menores taxas foram observadas em Santa Catarina (6,2%), Mato Grosso (6,7%) e Mato Grosso do Sul (7,2%). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) e foram divulgados ontem pelo IBGE.

Desocupação 2
Os números apontam um cenário de estabilidade na taxa de desocupação entre o segundo e o terceiro trimestre de 2018. Numericamente, houve uma mudança de 0,7 ponto percentual (de 16,8% no segundo trimestre para 17,5% no terceiro trimestre), mas, estatisticamente, a variação não é significativa. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, porém, o desemprego cresceu.

Desocupação 3
A diferença entre a taxa do terceiro trimestre de 2017 (13,6%) e a taxa atual (17,5%) é de 3,9 pontos percentuais. Em números absolutos, isso se traduz em 44 mil desempregados a mais em um período de um ano. Sergipe hoje conta com 182 mil pessoas desocupadas. Há um ano eram 139 mil pessoas nessa condição. O contingente de pessoas sem emprego subiu 31,5% em 12 meses.

Intimidação 1

O vereador Iran Barbosa relatou ontem casos que vêm ocorrendo em escolas da rede pública, onde alunos, instigados por uma onda fascista, vêm intimidando e acusando professores de doutrinação em suas aulas, ao tratar de temas curriculares, como comunismo, fascismo e ditadura – elementos impossíveis de serem dissociados de qualquer análise histórica responsável.

Intimidação 2
“Estamos vivendo um momento muito difícil, onde o que estão tentando fazer é destruir algo que, para nós, educadores e alunos, é muito caro: o pacto de respeito e confiança que deve existir entre esses sujeitos do processo pedagógico. Quando professores passam a ser intimidados, filmados e ameaçados com sindicância por exercer o seu ofício, esse pacto se quebra e essa relação, que deve ser sempre respeitosa, fica esgarçada. Fica extremamente difícil ensinar num ambiente de desconfiança”, acredita.

Feriadinho
O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju não decretaram ponto facultativo – e, portanto, haverá expediente sexta-feira. O problema é que nas duas esferas muita gente vai dar um jeitinho e não comparecerá para trabalhar. Há ainda os que sairão mais cedo (as desculpas serão as mais diversas). Já o Poder Judiciário decretou ponto facultativo mesmo.

Com o BB 1
Com o objetivo de reafirmar as relações institucionais, o governador Belivaldo Chagas recebeu ontem, em seu gabinete no Palácio de Despachos, a visita do superintendente regional do Banco do Brasil em Sergipe, Cássio Benedito Daltoé. Para o governador, é fundamental reforçar laços de parceria com a instituição. “Temos uma boa relação com as instituições financeiras presentes em nosso Estado e considero de fundamental importância manter essa parceria saudável e harmoniosa. E o resultado dessa boa convivência é o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, declarou Belivaldo.

Com o BB 2
“Viemos colocar o Banco do Brasil à disposição do governador, nessa fase de transição para o novo governo, e colocar as propostas que o banco tem e que podem auxiliar ele na montagem desse trabalho do plano de governo que foi apresentado. Têm muitas colocações do plano de governo dele nas quais o banco pode atuar como parceiro, fornecendo condições para o desenvolvimento econômico do Estado. Viemos nos colocar à disposição, além de felicitá-lo pela reeleição”, afirmou o superintendente do banco.

Preparação
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe já iniciou os preparativos para a cerimônia de diplomação dos eleitos em 2018. O evento, a ser realizado no Teatro Atheneu, no dia 17 de dezembro, às 16h, contará com a presença de familiares e convidados dos diplomandos, bem como de autoridades convidadas dos três poderes da República. Respeitando a capacidade de assentos máxima do local, a cerimônia será aberta à imprensa e ao público.

Inteligentes
Com o objetivo de otimizar o tempo de espera dos veículos e pedestres nos sinais de trânsito, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está investindo cerca de R$ 15 milhões na implementação da semaforização inteligente. A ação faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana da capital e pretende substituir os atuais 150 semáforos de trânsito por equipamentos de alta tecnologia.

Saúde 1
O vereador Elber Batalha (PSB) fez duras críticas relacionadas à saúde pública no município, ao afirmar que é o pior segmento de serviços públicos prestados pela Prefeitura de Aracaju.

Saúde 2
Segundo o parlamentar, o setor da saúde em Aracaju é péssimo, porém não porque a saúde de um modo geral está um caos. “É porque a saúde em nossa cidade é pior que em qualquer outro lugar. Aqui tudo é desorganizado, falta medicamentos, não há uma linha de atuação entre a administração e a classe médica e as outras categorias de saúde. Ou seja, virou um verdadeiro caos”, afirmou.

JB
O ex-governador Jackson Barreto afirmou ontem, durante entrevista no programa de rádio Jornal da Xodó, que não irá disputar mais cargos eletivos e que não pediu nenhum cargo a Belivaldo Chagas (PSD). “E nem pretendo indicar nenhum nome. Isso é uma escolha dele”, contou.