04/12/2018 as 07:45

Reforma

Belivaldo anuncia hoje projeto de reforma administrativa

Devem ser anunciadas a extinção das secretarias de Cultura, Esporte e Governo – sendo que o Estado terá, a partir de 2019, no máximo 15 pastas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Reforma 1 

Logo mais às 8 horas, o governador Belivaldo Chagas (PSD) reúne a imprensa para anunciar o tão esperado projeto de reforma administrativa que será enviado à Assembleia Legislativa. Um dos objetivos de Belivaldo é diminuir a quantidade de cargos comissionados.

Reforma 2
Circula a informação de que uma das mudanças deve tirar forças da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão – o setor de administração passaria a ser responsabilidade da Fazenda. Devem ser anunciadas a extinção das secretarias de Cultura, Esporte e Governo – sendo que o Estado terá, a partir de 2019, no máximo 15 pastas. É o que deseja o governador Belivaldo.

Vevé na Barra 1
O ex-vereador Everton Andrade, o popular “Vevé”, é pré-candidato a prefeito da cidade de Barra dos Coqueiros. Segundo ele mesmo, sua pré-candidatura conta com o apoio do deputado federal reeleito Laércio Oliveira (PP). “Estamos conversando com outras forças convergentes do sentimento na cidade”, afirmou Vevé.

Vevé na Barra 2
As principais bandeiras que são levantadas pelo pré-candidato são o planejamento, estrutura da cidade, a geração de emprego e renda, cursos técnicos profissionalizantes, a construção de um restaurante popular, o desenvolvimento do esporte em todas as idades, mais educação, saúde. Ele ainda destaca a questão da segurança com a proposta de criação da Guarda Municipal e assistência social voltada para os mais carentes. “A gente vem com uma proposta de que as pessoas realmente sejam comprometidas com a cidade e que tenham uma história de vida limpa”, considerou.

Bomba fiscal 1
Reportagem publicada ontem no Estadão mostrou que pelo menos quatro governadores eleitos vão iniciar o ano com “bombas fiscais” em suas mãos. São projetos, emendas à Lei Orçamentária e outras iniciativas que vão gerar um grande impacto no orçamento do novo gestor. Sergipe não é citado na matéria.

Bomba fiscal 2
A reportagem do Estadão cita o impacto de reajustes para o funcionalismo público, que já estão na lei orçamentária que será votada em breve, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, por exemplo. Em Sergipe, é grande a expectativa para saber se a lei orçamentária enviada por Belivaldo à Assembleia contempla reajustes aos servidores.

Petrobras
Sessenta e oito novos projetos socioambientais serão patrocinados nos próximos dois anos pelo Programa Petrobras Socioambiental. A empresa divulgou nesta segunda-feira, 3, a lista de projetos escolhidos pela seleção pública que prevê investimento de R$ 180 milhões até 2021. Os projetos selecionados têm campo de atuação em 21 estados, abrangendo mais de 300 municípios em todas as cinco regiões do país.

Jovem agricultor
Em Sergipe, o selecionado foi o Projeto Jovem Agricultor (que envolve as cidades de Lagarto, Indiaroba, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Japaratuba, Poço Redondo, Siriri, Rosário do Catete, Estância, Umbaúba, Frei Paulo, Santa Luzia do Itanhy, Brejo Grande, Tobias Barreto, São Cristóvão, Maruim, Capela, Malhador, Riachuelo, Cristinápolis, Neópolis, Carmópolis, Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Japoatã, Pirambu, Itaporanga d`Ajuda, Pacatuba, Simão Dias, Cedro de São João, Pedrinhas, Salgado, Itabaianinha).

Luta pela Fafen 1
Com o título “Sempre em defesa dos interesses de Sergipe”, a última edição da revista Fies em Notícias, que começou a circular na semana passada, destaca na matéria de capa, que ocupa as primeiras páginas, a participação do empresário Albano Franco na luta pelo não fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), a partir da anunciada hibernação decidida pela Petrobras.

Luta pela Fafen 2
A publicação da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe ressalta que “sempre preocupado e sensível com as questões atinentes às dificuldades da classe empresarial sergipana e nacional, Albano iniciou gestões e participou de mobilizações em Sergipe e fora do Estado para a reversão dessa decisão da Petrobras”. A matéria registra que em reconhecimento a esse empenho de Albano, o presidente da Fies, Eduardo Prado, indicou-o como representante da instituição junto à comissão especial criada pelo Governo de Sergipe para tratar do assunto.

Reunião com bancada 1
Ontem, o governador reeleito Belivaldo Chagas (PSD) se reuniu com os deputados estaduais da bancada governista para tratar do projeto de reforma administrativa que será enviado para a Assembleia Legislativa de Sergipe.

Reunião com bancada 2
Após a reunião com a bancada da Assembleia, Belivaldo Chagas também deverá reunir a imprensa para detalhar as informações referentes ao projeto. A priori, a iniciativa clara é reduzir o número de secretarias e, assim, gerar economia na máquina pública.

Eleição Alese
O deputado Francisco Gualberto (PT), reeleito, sinalizou ter interesse em participar da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe, que pode acontecer no início do próximo ano. A demonstração foi feita ontem durante entrevista no programa de rádio “Jornal da Fan”, onde o parlamentar apontou colocar o nome à disposição.